Acessibilidade

Imprimir
Data: 08/07/2025

“Passando pelo Boqueirãozinho, lá em cima, já na divisa com a fazenda do Antério (Manica), tem uma estrada numa serra muito íngreme, um top forte para caminhão de 70 toneladas (com carregamento de calcário) subir. Tem caminhão que traciona pra subir e abre fendas na estrada. Sobe com custo. Em 40 anos, ninguém nunca resolveu esse problema”. A fala é do secretário de Agricultura e Serviços Rurais, Rodrigo Viana.

A Prefeitura ficou com o desafio de resolver a situação. “Já tentaram de tudo quanto foi jeito e não conseguiram em 40 anos”, conta Rodrigo. Um operador da Prefeitura topou o desafio e, com uma máquina pá carregadeira, deu início à operação. “Em vez de o operador vir ‘nivelando’ a estrada antiga, ele foi margeando a lateral dela, tirando todo o grau de subida da estrada. Então, ela ficou leve. Já estamos há uma semana lá”.

Os produtores da região da Aldeia, de acordo com o secretário, “ficaram maravilhados. Um serviço grande”. Eles ajudaram (uniram forças) na empreitada, auxiliando com caminhões, veículos-pipa, carregadeira. Pagaram o óleo diesel. “A Prefeitura entrou com o operador e a máquina. O resto, a região toda socializou lá e uniu forças pra contribuir”.

Seguindo na estrada, tem outro top puxado, aclive acentuado. O operador foi lá, já começou a mesma operação e vai entregar o serviço na próxima quinta-feira. “Um problema de 40 anos ‘que era um sonho daquela região ali, daquele povo’, que está sendo feito em 15 dias”, arrametou o secretário de Agricultura e Serviços Rurais.

 

 estradaingreme02

estradaingreme03

Vídeos:

top