A reconstrução de um grande bueiro (que teve metade de sua estrutura destruída pelas chuvas) nas proximidades da Fazenda Campinas, a cerca de 10km depois do entroncamento da estrada principal de acesso ao Boqueirão (via BR-251) é o desafio de uma das frentes de trabalho da Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais, nesta primeira quinzena de setembro.
Antes de o bueiro ser construído em gestão municipal passada, havia uma pequena ponte no local, que era inundada no período das chuvas. Para substituir a ponte, decidiu-se à época pela construção de um bueiro “gigante” (com três manilhas), para solucionar o problema vez por todas.
Com as chuvas no início deste ano, porém, metade desse bueiro foi levada pelas águas. O secretário Rodrigo Viana (Agricultura e Serviços Urbanos) alega que a obra do bueiro havia sido executada em época de chuva, fator que deve ter desencadeado a ruptura das manilhas.
“O problema é que a obra foi feita no período chuvoso e não deu tempo da curar (secar) o cimento que foi colocado ali. Colocaram as manilhas, já foram jogando terra, compactando e passando por cima. A terra foi cedendo, as manilhas racharam e a água da chuva levou mais da metade da obra”, explicou Rodrigo.
Por ser um serviço considerado “grande” pelo secretário, ele enfatiza que a equipe precisa correr para entregar a obra do bueiro concluída pelo menos na próxima semana, antecipando-se às primeiras chuvas. “Tem de ser antes da chuva, senão acontece o mesmo, aí vamos cair na mesma história”.
Para essa obra de reconstrução do bueiro, não houve necessidade de interdição da estrada. O trânsito foi desviado por um pequeno atalho lateral.
No vídeo lá abaixo, como o bueiro estava em janeiro.
!-- Inclua o link do Font Awesome no -->