Acessibilidade

Imprimir
Data: 05/09/2025

Obra pronta e já entregue. Sucesso total. Realizado o sonho dos fazendeiros daquela região (Aldeia, passando pelo Boqueirãozinho): região de fazendas (de grande produção agrícola) que eram puro pasto e que, há 40 anos, foram transformadas em lavouras de alta produção na Chapada dos Catingueiros.

Durante todos esses anos, os fazendeiros enfrentavam um problema: os caminhões que chegavam com o gesso, o calcário, tinham de dar uma volta de 80 km, tendo de seguir em direção a Brasília, subindo a serra pela BR-251 até as torres (passando pela chapada), para ter acesso à região do Aldeia. “Não tinha como ir pelo Boqueirãozinho, muito mais perto, porque a estrada ficava numa serra muito íngreme, e os caminhões não subiam (ou subiam até a metade e voltavam)”, explica o secretário Rodrigo Viana (Agricultura e Serviços Rurais).

As subidas acentuadas em trecho da estrada na serra do Cangalha foram rebaixadas, “niveladas” por um operador de máquinas experiente (servidor da Prefeitura), a bordo de uma pá carregadeira (com braço de grande porte). E, claro, a execução da obra contou com a parceria dos fazendeiros da região, que entraram com máquinas, caminhão-pipa e tudo o que foi preciso para auxiliar no esforço.

O resultado do trabalho feito é que, hoje, segundo Rodrigo, o movimento do trânsito de carretas triplicou na região do Boqueirãozinho, de acesso ao Aldeia, cuja estrada está devidamente patrolada. As carretas já “sobem” por lá. Efeito prático: redução de 80km na distância, diminuição no custo do frete para os produtores e maior facilidade para escoamento da produção, por se tratar de grande região produtora de grãos.

 

 serracangalha04

serracangalha01

serracangalha03

serracangalha02

 

 

top