Durante o ano de 2020, associações, coletivos e empresas culturais foram beneficiados com recursos federais da Lei Aldir Blanc (lei 14.017/2020), de auxílio emergencial aos fazedores de cultura e expressões culturais. Este foi um dos setores mais prejudicados pelas medidas de distanciamento social estabelecidas pelas autoridades sanitárias para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Como contrapartida pelos recursos financeiros recebidos, cada entidade beneficiada vai produzir conteúdos audiovisuais, promover apresentações e eventos online. A Associação dos Artesãos de Unaí, entidade cultural sem fins lucrativos em atuação há mais de 20 anos na cidade, recebeu um total bruto de R$ 18.666,09 através do edital nº 02/2020 e realizou um vídeo documentário contando a história de vários artesãos associados à instituição.
A HISTÓRIA DO ARTESANATO
"O artesanato pra mim é uma terapia", conta Geraldo Gomes Luiz, um dos artesãos associados eu participou do vídeo. Para ele, participar da associação facilita a venda dos produtos. Vanda Lara, artesã e aposentada, conta que o artesanato a ajuda a complementar a renda. "[O artesanato] é sempre uma renda e um jeito de a gente ganhar um extra porque a vida está tão difícil", conta Vanda Lara no documentário.
Devido a pandemia, os vídeos foram gravados pelos próprios associados e apenas compilados pela associação para edição, evitando assim a propagação do coronavírus com o deslocamento de equipes de filmagem e apoio. O vídeodocumentário pode ser acessado no Youtube pelo link
e não é necessário ser assinante do canal para conferir a produção. Feita em formato retrato, o vídeodocumentário estará melhor visualizada em dispositivos móveis.
Todas as informações sobre o funcionamento da lei e as concessões podem ser conferidas no Portal Único de Operacionalização da Lei Aldir Blanc Unaí, link abaixo: