No ato oficial da Festa de Romaria de Santo Antônio do Boqueirão deste ano, celebrado na sexta-feira, 13/6, dia do santo e feriado municipal, o prefeito Thiago Martins recebeu o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. Ele veio acompanhado do diretor Adriano Silva – de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha MG).
Os visitantes chegaram a tempo de participar da premiação do 6º Concurso de Estandartes de Santo Antônio do Boqueirão, vencido por Rafael Farias, tendo Maria de Lourdes em segundo lugar e Laudelina Rodrigues em terceiro. Os vencedores receberam premiação de 1.500, 900 e 500 reais respectivamente. O estandarte vencedor foi oferecido pelo município como presente ao secretário Leônidas.
Comendadores 2025
Crecêncio Martins (indicado pela Prefeitura), Nilda Caixeta (indicação da Câmara Municipal), Divino dos Santos (homenageado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição), Dilson Rodrigues ("in memorian", indicado pela Associação dos Romeiros – Arsab), Manuel dos Santos (in memorian) e José Faustino foram os agraciados com a honraria de Santo Antônio do Boqueirão.
Organização
Parceira da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e da Associação de Romeiros na realização da festa de romaria, a Prefeitura tem um importante papel estruturante: resolver as partes burocráticas e administrativas, além de criar e manter toda a infraestrutura no centro e no entorno da festa.
Destacando também a parceria da Câmara Municipal, o prefeito Thiago Martins disse que 2025 foi o ano que o poder público investiu a maior quantidade de recursos na festa. Estradas encascalhadas, patroladas, alargadas (em trechos de curvas) e frequentemente molhadas por caminhões-pipa, ponte reformada (quase 200 mil reais gastos na reforma) foram ações enfatizadas inicialmente.
Mas, para Thiago Martins, “o grande feito” para o Boqueirão 2025 foi a energia elétrica, a extensão de rede. “Nós colocamos aqui dois transformadores de 75 (kVAs de potência) e um de 150 para acabar aquela queda de energia que toda noite tinha aqui, que ficava duas, três, até quatro horas sem energia. Ontem (12/6) deu um pique de energia, por causa do parquinho que consome muito. Mas, finalmente, esse problema foi resolvido”.
O prefeito anunciou também a troca de toda a iluminação pública do distrito, que teve as lâmpadas “amarelas” substituídas por LED. “Isso deixou o Boqueirão mais claro, mais seguro, mais bonito e mais econômico, porque a lâmpada de LED traz essa economia”, explicou.
Ao entregar “troféus” de reconhecimento a carreiros e candeeiros, Thiago afirmou que a Festa de Santo Antônio “sem carreiros, candeeiros e romeiros não é Boqueirão”. Mas ele também sabe a importância do entorno, onde se encontram os mais variados tipos de visitantes.
Depois de participar da entrega de troféus para ciclistas (um reconhecimento feito pela Secretaria de Esportes), o prefeito ressaltou que o mosaico da festa é composto por gente que vem de tudo quanto é canto, de tudo quanto é jeito: chega ao Boqueirão de ônibus, de carro, de moto, de bicicleta, de carro de boi, de cavalo, de barco e a pé.
Ele também lembrou a importância da vinda do secretário de Estado de Cultura e Turismo ao Boqueirão. “Este é um momento muito importante, porque nunca teve um secretário estadual de Cultura aqui, para conhecer esta festa. Esta forte parceria (com o Estado) pode trazer coisas ainda melhores, possibilidades ainda melhores para a festa”, comemorou Thiago Martins.
Secretário de Cultura e Turismo do Estado exalta a festa e diz que ela é tão antiga quanto o próprio estado de Minas