A medida visa adequar os processos à legislação vigente (federal, e municipal complementar) que trata do princípio da gestão democrática do ensino público e que objetiva formar gestores educacionais (diretor e vice) aptos a assumirem papéis de liderança e que se interessem pelo sucesso de sua escola.
As inscrições para o processo que vai selecionar diretores e vices de 25 unidades escolares (Centros de Educação Infantil, Pré-Escolas, Escolas de Ensino Fundamental) e três escolas multisseriadas de Unaí estão abertas do dia 18 de agosto ao dia 15 de setembro e poderão ser feitas no
https://evoconcursos.com.br/informacoes/31/
Podem concorrer os professores da rede municipal ocupantes de cargo efetivo (já passaram pelo estágio probatório), que possuam vínculo ativo e que estejam em pleno exercício do magistério há no mínimo três anos, contados anteriormente à data da inscrição.
A seleção dos candidatos (no processo que ocorre entre 18 de agosto e 24 de dezembro) compreenderá seis etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório: 1) análise curricular; 2) prova escrita; 3) dinâmica de grupo; 4) teste psicológico; 5) entrevista; 6) plano de gestão.
O certame, que será executado pela Evolução Consultoria Ltda./Evo Concursos (de Belo Horizonte),com especialização em seleções públicas, será acompanhado por uma comissão municipal que conduzirá e acompanhará todo o processo.
A Comissão de Acompanhamento do Processo Seletivo, nomeada pelo Prefeito Thiago Martins, foi formada no âmbito da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e composta por um representante do Departamento de Recursos Humanos, três representantes do Departamento Pedagógico, um representante do Gabinete da secretária/Assessoria Educacional, um representante da Procuradoria Jurídica do Município e um representante dos Conselhos Municipais ligados à Educação.
Depois de aprovado em todas as etapas, quem assumir o cargo ficará dois anos à frente da gestão escolar, podendo ser reconduzido por mais dois anos, desde que cumpra os planos de metas e eleve os índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador que mede a qualidade da educação no Brasil.
O edital completo do processo seletivo, com todas as informações pode ser acessado no link da PMU:
https://www.prefeituraunai.mg.gov.br/pmu2/outros/secretarias/educacao/processo_seletivo_educacao_dir_vice_2025/edital001_2025_proc_seletivo_diretor_vice_prefunai.pdf
Repercussão
Realizar o processo seletivo para acesso democrático de professores ao cargo de direção é uma das condicionalidades para que os municípios (e Estados) brasileiros recebam recursos do governo federal. A habilitação de Unaí no processo deve resultar em repasse de R$ 4 milhões ao município neste ano.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Gabriella Caetano dos Santos (Tia Gabi), o processo seletivo para o acesso aos cargos de diretor e vice das escolas é uma reivindicação da maioria dos professores e que deve resultar em uma gestão escolar mais técnica e qualificada.
Tia Gabi enfatizou que o município também se prepara para atender outras condicionalidades do governo federal (que somam pontos e resultam em repasse de recursos para o município), como a implantação da escola de tempo integral (uma das escolas da cidade será piloto nesta experiência, que depois será expandida para toda a rede) e a instalação de laboratórios de informática (com funcionamento efetivo) nas unidades escolares da rede municipal de ensino.