A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com órgãos estaduais fiscalizadores (como a Unidade de Regularização Ambiental e a Polícia Militar de Meio Ambiente), fizeram blitz educativa, na sexta-feira (27/6), em áreas de novos chacreamentos onde há descarte incorreto de lixo. Os agentes públicos pararam veículos e abordaram os ocupantes com distribuição de panfleto informativo "seu lixo, sua responsabilidade" e uma conversa de sensibilização. Essa primeira blitz ocorreu em estrada de acesso à região do Rabo Fino e nas proximidades da PCH Unaí Baixo, na região do Zico Estêvão.
Nesses locais (entre outros do município), fazendeiros ou chacareiros estão descartando resíduos inadequadamente, formando pequenos depósitos de lixo. O correto, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, é embalar o lixo e trazer para o aterro da cidade (situado atrás da serra do Taquaril) ou descartá-lo em pontos nos bairros onde os caminhões fazem a coleta regular. Donos de chácaras ou fazendas próximas a distritos também podem levar o lixo, bem embalado, e descartar nos locais do distrito onde será feito o recolhimento adequado.
O secretário de Meio Ambiente, Ciro Coelho, explica que a ideia (das blitze) é conversar e conscientizar as pessoas de que não podem simplesmente trazer o lixo de casa (chácara ou fazenda) e jogar em qualquer local (público em núcleos rurais), porque gera danos ao meio ambiente e à saúde da população. “Neste primeiro momento estamos fazendo ações educativas, conversando, explicando. Mas, num segundo momento (se continuarem as violações), seremos obrigados a tomar medidas para autuação de quem desobedecer às leis (federal e estadual que disciplinam o assunto)”, adverte.