Acessibilidade

Imprimir
Data: 13/08/2025

O aumento de chacreamentos no município acaba gerando um quantitativo maior de resíduos domésticos produzidos e que têm sido inadequadamente descartados pelas populações locais. Essa situação tem preocupado autoridades e técnicos do município, especialmente pela multiplicação de locais onde a população vem espalhando o “lixo” incorretamente. Com o objetivo de conscientizar moradores de chácaras sobre a forma correta de descartar os resíduos produzidos no meio rural, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semand) fará uma blitz ecológico-educativa na manhã deste sábado, 16/8, no Park Chácaras Areia.

A ação, em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente e a Associação dos Moradores do Park Areia, é a terceira do tipo desenvolvida este ano: a primeira foi nos entroncamentos das duas estradas (LMG-628 e BR-251) que dão acesso ao distrito de Santo Antonio do Boqueirão, e a segunda foi no acesso à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Unaí Baixo, locais onde habitualmente há descarte incorreto de resíduos por moradores de chácaras.

Quem passar pela blitz, entre 8h e 11h, será abordado por servidores da Semand, policiais ambientais e membros da associação dos moradores , para receberem orientação sobre como lidar com o lixo produzido nas chácaras e seu descarte correto; Receberá ainda impressos informativos e a “lixocar” (sacolinhas para carro).

“O intuito é levar a conscientização para essas pessoas de que jogar lixo na porta de sua casa, por onde a pessoa passa todos os dias, é inadequado. Porque cria ali um local que pode se tornar vetor de doenças (como a dengue), de impacto ambiental, de poluição”, explica o secretário Ciro Coelho (Meio Ambiente). “Também tem a questão visual. [O lixo espalhado] Passa a impressão de cidade desorganizada, descuidada, e não é isso que a gente quer”.

A Secretaria de Obras também estará no local, com uma caçamba, para recolher o lixo “da hora”. A expectativa é que a ação tenha um efeito pedagógico, segundo observa Ciro Coelho: “olhem, a gente está tirando o lixo, agora vocês tomem conta e cuidem desse local”.

Nesse primeiro momento da campanha, autoridades e técnicos vão promover o processo educativo e preventivo. Mas, num segundo momento, virá a cobrança. Porque, se a pessoa foi informada e continua jogando lixo em local inadequado, estará sujeita às penalidades que a legislação prevê, inclusive aplicação de multas pela autoridade competente.

 

parkareiaa01
Imagem extraída do Google Erth mostra região do Park Areia depois do aeroporto, já fora do perímetro urbano 

 

 

 

 

top