Com a liberação do alvará da obra de construção do complexo de acolhimento dos animais de quatro patas, Prefeitura de Unaí (PMU) e Disthac Engenharia, de Brasília, estão acelerando as obras. Servidores da PMU fazem até esta quinta-feira (4/4) o serviço de terraplanagem do terreno onde será construído o Núcleo de Acolhimento dos animais, enquanto funcionários da empresa começaram as obras de reforma e ampliação dos dois imóveis existentes no quadrante. O complexo será erguido em terreno próprio da Prefeitura, vizinho da Escola Agrícola, distante pouco mais de 20 km do Centro de Unaí (saída Paracatu). O investimento com recursos próprios do município é da ordem de R$ 274,82 mil.
O Núcleo de Acolhimento de Animais será construído com baias cobertas, pavilhões separados para machos e fêmeas, para animais em observação e solário, para os animais se movimentarem e tomarem sol.
Os dois imóveis que já existem no espaço serão recuperados e requalificados para se transformarem em Centro Cirúrgico e Centro Administrativo.
A casa que vai abrigar o centro cirúrgico será ampliada e adaptada, conforme estabelecido em normativas, orientações técnicas de veterinário e recomendações de associações e ONGs de protetores. Os projetos foram concebidos pelo departamento de engenharia e arquitetura da PMU. No local, serão feitos procedimentos de triagem, banho, vermifugação, tosa, castração, suturas, vacinação.
O outro imóvel está sendo recuperado para receber o Centro Administrativo, onde os animais serão cadastrados, fotografados e fichados. A "preparação" dos animais para adoção também passará pelo local.
De acordo com o Departamento de Engenharia da PMU, os dois imóveis têm "boa estrutura" e não precisam ser demolidos. Há necessidade de reforma e requalificação para atender as novas necessidades e um anexo para instalação da clínica.
Ajustes pontuais de acabamento e aperfeiçoamento do projeto serão feitos ao longo do tempo por servidores da própria Secretaria Municipal de Obras. A previsão é que todo o complexo esteja pronto e inaugurado no segundo semestre.