As máquinas da Prefeitura iniciaram os trabalhos de nivelamento do solo (terraplanagem) nos locais, na manhã desta terça, 26/8. O asfaltamento daquele trecho inicial das ruas no bairro Politécnica é uma reivindicação de mais de 20 anos dos moradores. A expectativa da Secretaria de Obras é deixar as ruas prontas para receberem o asfalto até o início de setembro, assim com a rua Colibris, no Água Branca 2, e parte da rua Pecuarista, no Alvorada, que estão imprimadas, só à espera da massa asfáltica.
O secretário José Lucas da Silva (Obras, Infraestrutura, Trânsito e Serviços Urbanos) diz se lembrar de que a Prefeitura asfaltou as ruas do bairro Politécnica (algumas décadas atrás), mas trecho (como aquele) ficou sem pavimentação, por não ter morador. E foi ficando.
“Aquele trecho faz parte da segunda etapa do loteamento na época. Não era povoado, e aquele fundo ficou sem asfaltar”, explica o secretário. “Já tem uns 20 anos que tem gente morando, e as administrações municipais infelizmente não retomaram o compromisso de asfaltar”, conta José Lucas.
No local, o Saae fez intervenções na rede de esgoto e, agora, com a terraplanagem e preparação da base e sub-base, as equipes terão de solucionar um problema de água que empossa nas intercessões das ruas com as margens do córrego Canabrava. Como essas margens ficam num nível acima, as equipes da Secretaria de Obras terão de “levantar” as ruas e viabilizar o “caimento” das águas no córrego. Uma espécie de drenagem superficial.