Imprimir
Data: 23/03/2026

A Prefeitura de Unaí deu início, nesta segunda-feira (23), a mais uma grande ação integrada de combate à dengue: o mutirão de limpeza urbana, que envolve mais de 60 participantes da Prefeitura e da Sistemma Serviços Urbanos. O ponto de partida foi o bairro Água Branca, reunindo servidores, secretários municipais (Saúde e Obras), vereadores e o prefeito Thiago Martins em um esforço conjunto para intensificar as medidas de prevenção à doença.

A ação, que já apresentou resultados positivos em 2025, volta a ser realizada com o objetivo de reduzir ainda mais os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e proteger a saúde da população.
O mutirão segue até o dia 27 de março em bairros como Água Branca 1 e 2, Amaral, Terra Nova, Alvorada, Jardim Amaral, Curva do Rio, Bela Serra e Distrito Industrial. Nos dias 30 e 31, os trabalhos chegam aos bairros Mamoeiro, Santa Clara e Vitória.

Durante a abertura, o secretário municipal de Saúde, José Juliano Espíndula, destacou a importância da união entre as secretarias e o engajamento dos servidores. “Essa é uma ação fundamental para evitar que a população seja acometida por uma doença tão grave quanto a dengue, que pode levar a óbito. Estamos novamente unindo forças para garantir resultados positivos”.

O secretário de Obras, José Lucas da Silva, reforçou que a parceria entre as pastas tem sido essencial para o sucesso da iniciativa. Segundo ele, além da limpeza, estão sendo realizados serviços como roçagem, retirada de entulhos, coleta de materiais inservíveis e apoio com maquinário pesado. “Os números mostram que estamos no caminho certo. A redução dos casos é resultado direto do trabalho de cada servidor envolvido”, pontuou.

O prefeito Thiago Martins também ressaltou os avanços conquistados pelo município nos últimos anos. De acordo com ele, o investimento em ações preventivas tem refletido diretamente na melhoria dos indicadores de saúde. “Saímos de mais de mil casos de dengue em 2024 (de janeiro a março) para pouco mais de cem em 2025 (janeiro a março), e agora registramos cerca de 65 casos em 2026 (janeiro a março). Isso é resultado de um trabalho sério, contínuo e integrado”, destacou.

Ainda segundo o prefeito, a redução dos casos permitiu ao município ampliar investimentos em outras áreas da saúde, como a realização de cirurgias, ampliação de unidades básicas e melhorias no atendimento à população. “Quando prevenimos, economizamos recursos e conseguimos investir onde realmente é necessário”, completou.

Outro ponto enfatizado pelas autoridades foi a responsabilidade compartilhada com a população. A Prefeitura informou que proprietários de lotes sujos estão sendo notificados e poderão ser penalizados caso não realizem a limpeza adequada de seus terrenos.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Elen Costa, também destacou o papel fundamental dos agentes de endemias e de todos os profissionais envolvidos. “Os resultados que estamos alcançando são fruto do trabalho diário, casa a casa, aliado a ações como esse mutirão. A união de todos faz a diferença”, afirmou.

Com a participação das equipes da Saúde, de Obras e da Sistemma Serviços Urbanos, o mutirão inclui coleta de lixo, retirada de entulhos de dentro das casas, limpeza de áreas públicas e orientação à população (por meio da educação ambiental que a equipe da Sistemma opera).

A Prefeitura reforça que o combate à dengue depende do esforço coletivo e orienta os moradores a eliminarem possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, além de manterem seus lotes limpos.

Os agentes vão distribuir sacos de lixo para os moradores acondicionarem os inservíveis e colocarem para fora de casa. Os sacos serão recolhidos pelos caminhões da Prefeitura.

 

iniciomutirao03

iniciomutirao01

iniciomutirao04

iniciomutirao05

iniciomutirao06

iniciomutirao07

iniciomutirao08

iniciomutirao09

iniciomutirao10

iniciomutirao11

iniciomutirao12

iniciomutirao13

iniciomutirao14

 

 

top