Para conseguir marcar uma das mais de 8.500 vagas de consultas com médicos especialistas, disponibilizadas para o mês de janeiro, a pessoa deve acessar o WhatsApp pelo número 3677-5057, a partir de 21 de dezembro. O número de zap é o mesmo que vinha sendo utilizado, mas agora com uma configuração profissional adquirida pela Prefeitura, a fim de melhorar a prestação do serviço de marcação on-line de consultas especializadas e exames.
O uso da nova ferramenta (com mais de 10 atendentes) visa evitar aglomerações na Central de Regulação, nesta época de pandemia. A marcação pelo zap (3677-5057), a partir de 21 de dezembro, deve ser feita via mensagens escritas (conversas). A pessoa receberá um protocolo para preenchimento. A ferramenta recusará áudios e vídeos.
Idosos ou pessoas com dificuldades de acesso a recursos digitais, como WhatssApp, devem pedir ajuda a amigos, vizinhos e familiares na marcação dessas consultas. Por solidariedade, quem dispuser de celular com zap também pode se oferecer para ajudar quem precisa fazer o agendamento.
A PMU orienta que as pessoas (principalmente idosos ou de grupo de risco) evitem ir à Central de Regulação. Deixar para procurar a central somente em casos excepcionais, nos quais a presença é indispensável.
Em situação normal, ou antes do surgimento da pandemia, a Central de Regulação atendia cerca de 300 pessoas por dia. Para evitar essa aglomeração, a saída foi adotar o agendamento por aplicativo de mensagem, para agilizar o atendimento e proteger o usuário.
Além das consultas especializadas, exames laboratoriais também devem ser marcados pelo WhatsApp da Regulação. Atendimento pessoal somente em casos bem especiais, como pedidos para cirurgias e tomografias, por exemplo.
POLICLÍNICA E EXTENSÃO
A maioria das consultas especializadas marcadas pela Central de Regulação é encaminhada para a Policlínica, que funciona ao lado do Pronto-Atendimento do HMU (PA). Outra parte, como clínica geral e otorrinolaringologia (médico de ouvido, nariz e garganta), é atendida na extensão da Policlínica, que funciona na rua da Serra, na antiga "Cozinha Comunitária" do bairro Sagarana.
Com relação aos exames, que também são marcados na Regulação, a maior parte é destinada ao Laboratório Municipal, que funciona anexo ao HMU. Lá, a produção é grande. Os exames de laboratório do mês de janeiro, com certeza, ultrapassarão as 8.500 consultas especializadas previstas para o mesmo mês de 2021.
TELEFONE MELHORADO
A partir do próximo dia 21, o atendimento telefônico da Central de Regulação também estará mais qualificado, para prestar melhor serviço ao público. Isso porque a PMU investiu numa linha-tronco que fará o atendimento eletrônico e distribuirá as chamadas para os ramais. O número principal será o 3677-5058.