Acessibilidade

Imprimir
Data: 25/08/2025

As inscrições devem ser feitas na sede do Cadastro Único (para Programas Sociais), na rua Eduardo Rodrigues Barbosa, 180, Centro. Para se inscrever, os interessados (maiores de 14 anos) precisam estar cadastrados no CadÚnico (órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – Semdesc) e apresentar os documentos pessoais (principalmente o CPF) no ato da inscrição. A previsão é que as aulas comecem no dia 1º de setembro.

O curso de informática básica, com duração de três meses, ensina desde ligar o computador, mexer no mouse e no teclado, passando por digitação, Windows, Word, Excel, até operar a internet (mandar e-mail, abrir o Google Chrome, saber como pesquisar, baixar uma imagem da internet), entre outros conhecimentos necessários hoje em dia.

Cada aluno terá um computador à disposição. São dez alunos por turma, com aulas de manhã e à tarde. Às sextas-feiras, a professora vai oferecer aulas de reforço para os alunos com dúvidas.

Os cursos de atendente de farmácia, operador de caixa e atendente de telemarketing também terão início em 1º de setembro, mas com duração de um mês, cada um. O pré-requisito é que o aluno tenha o curso básico de informática.

A coordenadora do CadÚnico em Unaí, Jeovane Freschi, explica que a definição desses cursos foi feita com a Acesso Informática (professora Karielly Guimarães), empresa vencedora da licitação, responsável por ministrar as aulas.

Novos cursos vêm aí

Cuidador de Idoso, empreendedorismo são alguns dos cursos projetados para entrar na grade do CadÚnico em breve.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também planeja, já para meados de setembro, preparar adolescentes de famílias atendidas pela rede socioassistencial do município, para enfrentarem a busca pelo primeiro emprego.


Preparar para a entrevista de emprego (como falar, como se portar, como vestir), elaborar um currículo, passar noções de ética e postura profissional, ter boa apresentação pessoal são alguns dos eixos que serão abordados, para que esse adolescente esteja melhor preparado para disputar uma vaga no mercado de trabalho.

CadÚnico Unaí

O Cadastro Único para Programas Sociais permite às famílias de baixa renda acesso a programas e benefícios sociais. São mais de 40 programas e serviços à disposição.

“Qualquer pessoa pode estar cadastrada aqui”, revela Jeovane Freschi. “Alguns se cadastram para obter o Bolsa Família, outros para o Minha casa, Minha Vida, outros ainda para tirar a Carteirinha do Idoso, outros para obter o benefício de Prestação Continuada (BPC) e até acesso ao Banco da Terra (crédito para agricultores familiares)”.

Ela lembra que para ter acesso a serviços e benefícios (os mais conhecidos são o Bolsa Família e o BPC), o cadastrado precisar cumprir requisitos e condicionalidades, entre os quais, manter o cadastro sempre atualizado. “É como uma prova de vida”, afirma a coordenadora.

 

Ela alerta que, por não manter o cadastro atualizado, muitas famílias têm os benefícios suspensos ou  bloqueados pelo Governo Federal. 

 

 

cadunicocursos02
Sala de informatíca, onde serão dadas as aulas a partir de 1º de setembro

cadunicocursos01

 cadunicocursos03

cadunicocursos04

cadunicocursos05

cadunicocursos06
O CadÚnico fica no meio do quarteirão, entre a av. José Luiz Adjuto e a rua Rio Preto

 

 

 

 

 

top