As ações da campanha "Chega de Silêncio!", de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e de incentivo às denúncias contra tal violação foram intensificadas, na manhã desta sexta (24/11), na região do Novo Horizonte. Houve palestra informativa na Escola Estadual Izabel Campos Martins e caminhada de sensibilização da comunidade pelas ruas dos bairros Novo Horizonte, Canaã e Iuna. O objetivo é proteger crianças e adolescentes, oferecer ferramentas de defesa para elas e sensibilizar a população para a necessidade de denunciar (Disque 100 ou 3677-4961), quando tomar conhecimento de casos dessa modalidade de violência.
Depois da palestra na Escola Izabel Campos, profissionais dos Cras, Creas, Conselho Tutelar, Secretarias Municipais (Desenvolvimento Social, Comunicação, Saúde) receberam a companhia de alunos da Escola Izabel Campos, das crianças da Mão Amiga, das Casas Lar e de outras instituições que abraçaram a campanha.
Faz parte das ações ainda a afixação de cartazes (com divulgação da campanha) em locais estratégicos da cidade, por onde circula muita gente: estabelecimentos comerciais diversos, escolas, postos de combustíveis, hotéis, unidades de saúde. A ação já foi feita no Cachoeira, Centro, Canaã, Cidade Nova, Divineia e Mamoeiro. A intenção é que alcance todos os bairros.
A próxima ação deve ocorrer na Escola Estadual Virgílio de Melo Franco, onde haverá roda de conversa com os adolescentes. Está prevista ainda para este ano uma palestra para o pessoal da terceira idade, importante segmento da população multiplicador de informações.
Denúncias
A pessoa que souber de casos de violência sexual praticada contra crianças e adolescentes deve denunciar às autoridades competentes. O Dique 100 (de Direitos Humanos da Presidência da República) e o 3677-4961 (do Conselho Tutelar de Unaí) são os telefones prioritários para denunciar os casos. Não precisa se identificar.
Se você sabe, não fique calado. Chega de Silêncio!. Denuncie.