Escola Municipal de Música abriu o ano com 150 novos alunos

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Olhos brilhantes. Atenção focalizada. Curiosidade acentuada. Nenhum "ruído" na sala de aula. Essa a postura dos alunos do curso de iniciação instrumental em violão, em sua primeira aula, na tarde dessa terça-feira, 11 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Cultura planejou, inicialmente, oferecer 120 vagas – 80 para violão iniciante e 40 para musicalização (instrumento de sopro). Com o aumento na procura, o número de vagas foi ampliado, resultando em 150 matrículas. A exigência para se matricular é que o aluno tivesse mais de oito anos de idade, estivesse estudando, e portasse seu próprio instrumento. O início das aulas foi na segunda-feira (10/2) para os alunos de musicalização. Os professores são o maestro da Banda Municipal Lira Capim Branco, Elias de Jesus Pires, e o maestro-adjuto da banda, Cléber da Silva Costa, ambos vinculados à Prefeitura de Unaí.

 

Captamos a imagem dos alunos de olhares atentos e curiosos na Escola Municipal de Música José Antônio Filho (Seu Zeca), que funciona nas dependências da UAI Hermes Martins (antigo Sesi), e acompanhamos duas turmas em suas primeiras aulas de violão. Postura musical para tocar, maneira de pegar o instrumento, movimento dos dedos, notas musicais e suas cordas correspondentes, partes que compõem o violão. Isso e muito mais eram a novidade a ser aprendida e memorizada, por isso acompanhada com muita atenção pelos alunos. Quinze formavam a primeira turma naquela tarde. A média de idade era de 20 anos. Já a segunda turma, com 17 participantes, possuía uma média de idade que não ultrapassava os 12 anos. As aulas de violão ocorrem às terças e quintas, de manhã e à tarde. São ministradas no contraturno escolar do aluno. A maior parte dos alunos encontra-se na faixa etária dos 8 aos 17 anos.

 

Diante de nossa ansiedade em saber sobre o tempo de evolução dos alunos durante o curso, já que começam do zero, o professor Elias conta que "o iniciante de violão começa a sentir a diferença (evolui bem) a partir da quinta aula". Ele atribui o resultado à metodologia adotada, "que facilita o aprendizado para iniciantes de qualquer idade". O primeiro módulo do curso, iniciado nesta semana, só termina em dezembro. Ao fim desse módulo, o aluno já deve ser capaz de formar acordes básicos, juntando harmonicamente notas musicais. Na Escola Seu Zeca, o limite de avanço do aluno de violão vai somente até o fim do segundo módulo. Nesse estágio, o aluno já consegue solar uma música, executá-la por inteiro no instrumento. Se quiser avançar, tem de procurar aulas particulares.

 

MUSICALIZAÇÃO E BANDA

 

No campo da musicalização (instrumento de sopro), um dos objetivos é formar alunos para a Banda Municipal. Foram oferecidas, inicialmente, 40 vagas, mas também o número de inscritos foi maior que o planejado, e houve a necessidade de expansão nas matrículas. As aulas de musicalização ocorrem às segundas e quartas-feiras, nos dois turnos.


O maestro Elias admite que "pinçar" componentes para a banda dentro da escola nem sempre é tarefa fácil. "Exige muita observação", ele afirma. Requer um trabalho de "garimpagem", já que o aluno precisa ter, além de aptidão musical, vontade e interesse de servir à Banda Municipal. A Lira Capim Branco é mantida pela Prefeitura de Unaí, via Secretaria de Cultura e Turismo. Os músicos são voluntários, somente o maestro titular e o adjunto são remunerados pelo município.

 

"Quando sabemos que algum morador de Unaí toca um instrumento, vamos atrás para verificar o interesse da pessoa em integrar a banda", revela Elias, elogiando os membros da Lira Capim Branco. "Eles são dedicados e tocam por amor. Não recebem dinheiro, mas recebem o carinho da sociedade unaiense". No ano passado, a Banda Municipal fez cerca de 50 apresentações nos mais variados eventos. Fechou o ano com 38 músicos integrantes. "Uma mescla de músicos mais experientes com outros novatos, ainda estudando. Mas, todos tocando", arrematou o maestro.

 

 scomuu 0002

scomuu 0003

scomuu 0004

scomuu 0005

scomuu 0006

scomuu 0001


banco noticias lateral banner

Últimas notícias




top