Zumba volta a movimentar UAI

A zumba é uma mistura de exercícios aeróbicos e danças, desenvolvida para tornar a ginástica divertida. Sua prática combate a retenção de líquidos, fortalece o coração, aumenta a flexibilidade, alivia o estresse, melhora a coordenação motora (a agilidade e o equilíbrio), acelera o metabolismo e ajuda na perda de peso. A zumba (e seus benefícios), já estão novamente à disposição da população de Unaí. Havia sido suspensa em razão da piora nos números da pandemia na cidade por alguns meses. Com o avanço de Unaí nas ondas menos restritivas e a adoção de medidas de proteção individual, a atividade retornou no início de junho. Nesse primeiro momento, está sendo oferecida inicialmente na UAI Hermes Martins (avenida Frei Anselmo, 320 - Divineia), Capão do Arroz, Caic, Mamoeiro, Palmeirinha e Ruralminas.

Para participar de uma aula de zumba, basta a pessoa procurar a UAI (ou qualquer das localidades mencionadas) de segunda a sexta, num dos horários à disposição (informar-se no 3677-5053). Aulas são ministradas de manhã e à noite. Não precisa de inscrição prévia. Além de estar usando máscara, o aluno deve ter sua garrafa de água e toalha de rosto. No local, recebem orientação quanto ao distanciamento.

A Prefeitura de Unaí oferece as aulas de zumba em parceria com a Dance Minas, empresa que coordena atividades na UAI, como a zumba, o alongamento e a hidroginástica. O coordenador da Dance Minas e instrutor de zumba, Luís Marques, comemora o retorno da atividade. "A covid provocou muitos casos de ansiedade, depressão. Lembramos que a zumba alivia, descontrai, desestressa". Em Unaí, a atividade é praticada principalmente por mulheres na faixa etária entre 25 e 60 anos.

Nádia é uma dessas mulheres. Ela aguardava ansiosamente pelo retorno da zumba na UAI. Na manhã dessa segunda-feira (21/6), era uma das mais entusiasmadas alunas. "Aqui, a gente perde peso, faz amizades, eleva a autoestima, melhora a coordenação motora. O professor é parceiro, as colegas viram amigas", elogia. Nádia fala com a propriedade de quem pratica a zumba há quatro anos.

Desde que a zumba retornou à UAI, Eliane acorda às 6h da manhã pensando na atividade. Ela lamenta que a pandemia tenha trazido muita tristeza, mas se alegra quando pensa no retorno da zumba. "Alegria contagiante", afirma. "A gente deixa os problemas em casa quando está aqui. É muito bom". Emagrecimento e elevação da autoestima estão entre os benefícios percebidos por Eliane depois que começou a praticar a zumba.

A zumba, o alongamento e a hidroginástica fazem parte do programa "Saúde em Movimento", da Secretaria Municipal de Esportes. O programa visa à saúde física, emocional e mental dos praticantes. Em tempo normal, antes da pandemia, movimentava cerca de 1.000 pessoas em Unaí, na cidade e em alguns distritos.

QUANDO RETORNAM O ALONGAMENTO E A HIDROGINÁSTICA?

Com a observância das medidas sanitárias de proteção, foi possível voltar com a zumba. O mesmo, infelizmente, não pôde ocorrer com as atividades de alongamento e hidroginástica, também ofertados gratuitamente na UAI. A expectativa é que retornem depois de setembro, quando (espera-se) a maior parte da população esteja vacinada.

Diferença em relação à zumba é que o alongamento e a hidroginástica dependem de inscrição prévia na UAI e ambas são ministradas por educadores físicos. A hidroginástica, inclusive, depende de encaminhamento médico.

zumbb 0002

zumbb 0001