No Dia da Água, PMU e SAAE destacam necessidade de ação para evitar desabastecimento

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

O Dia Mundial da Água foi comemorado nesta quarta-feira, 22 de março. Em Unaí, a Estação de Tratamento de Água do SAAE (ETA) transformou-se no principal palco de manifestações oficiais para celebrar a data. Durante pronunciamentos, o prefeito Branquinho e o diretor-geral do SAAE, Geraldo Oliveira, salientaram a necessidade de investir no sistema (captação, limpeza, reservamento e distribuição de água) para evitar colapso e desabastecimento no médio prazo. O evento serviu também para lembrar à sociedade sobre a necessidade da preservação dos recursos hídricos e de se evitar o desperdício.

Ficou claro durante as falas que a adequação do sistema de abastecimento de água não está acompanhando o crescimento de Unaí. Prédios sendo construídos onde havia casas e a expansão imobiliária, com vários novos loteamentos surgindo, demandam cada vez mais investimentos do sistema SAAE que, segundo os dirigentes, já trabalha no limite e necessita de ampliação urgente.

"A médio prazo, podemos ter problemas seriíssimos de abastecimento na cidade. Precisamos fazer com que a água chegue em quantidade e qualidade a todos os domicílios unaienses. Precisamos ampliar e melhorar o sistema. Mas, para isso, necessitamos de recursos, que vamos buscar", disse Branquinho.

Para "construir" uma Unaí sustentável, o prefeito disse esperar contar com a compreensão dos empreendedores imobiliários e loteadores. "Eles precisam trabalhar aliados ao município, aliados à Prefeitura, à Câmara Municipal e ao SAAE nesse esforço de planejar e executar o crescimento ordenado da cidade".

Branquinho criticou, por exemplo, a perfuração de poços artesianos para atender loteamentos. "Temos de interromper essa história de poço artesiano. Temos de fazer chegar a todas as casas água tratada e distribuída pelo SAAE em boa quantidade e em boa qualidade. Para isso, vamos buscar recursos e esperamos contar com a ajuda de todos".

O diretor Geraldo Oliveira reforça a visão de que o sistema precisa de investimentos urgentes. "Desde 2005, não houve nenhum valor investido na capacidade de abastecimento do SAAE", observou, destacando que "o sistema está no limite para efetuar o atendimento de mais de 60 mil pessoas no perímetro urbano, e ainda com perspectivas de crescimento".

Ambos concordaram que é necessário planejar Unaí para os próximos 50 anos, para que o crescimento da cidade seja sustentável e o desenvolvimento ocorra sem colapsos no abastecimento de água, assim como na coleta e tratamento do esgoto.

Unaí sedia a discussão no Noroeste

A secretária municipal de Meio Ambiente, Cátia Regina Rocha, aproveitou o momento para revelar que Unaí teve o privilégio de receber o convite para participar do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Ela ressaltou que o prefeito Branquinho passa a ter assento de titular no conselho, em razão da qualidade do serviço prestado por Unaí neste setor.

Cátia lembrou ainda que Unaí é sede do Comitê de Bacia do Rio Urucuia, único (conselho de bacia) do Brasil – segundo ela – que possui sede própria.

O representante da Polícia Militar de Meio Ambiente (no evento), cabo Brytner, falou do trabalho de educação ambiental feito pela PM e convidou os presentes a participar da barqueata organizada pela Prefeitura em parceria com a PM, que acontecerá na manhã deste sábado (25/3).

Bênção das águas

Após o pronunciamento das autoridades, Frei Marcelo e pastor Geraldo Mansur conduziram a bênção das águas e do material representativo dos servidores do SAAE.

Tanto os pronunciamentos quanto a bênção foram acompanhados pelos secretários e assessores da Prefeitura, por servidores do SAAE e por representantes de algumas entidades e associações, como a Associação dos Amigos do Meio Ambiente de Unaí (AAMA) e o Rotary Club de Unaí.

Semana de comemorações

A semana de celebrações em comemoração ao Dia da Água segue com exposição de maquete sobre o Sistema de Abastecimento do SAAE, na Praça JK (Prefeitura), nesta quinta (23).

Nesta sexta-feira (24), haverá trabalho de educação ambiental com plantio de mudas de árvores na região da lagoa, no bairro Água Branca 2, às 8h. O trabalho é em parceria com a Polícia de Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Florestas (IMA), que doou as mudas.

Na manhã do sábado (25), será realizada barqueata para limpeza do Rio Preto no perímetro urbano e blitz educativa na ponte. Prefeitura, Polícia de Meio Ambiente, IEF e clubes de serviço serão parceiros nas atividades.


diaagua 0003
Branquinho disse que, apesar de todos os dias serem dia da água, "o momento é propício para
chamar a atenção da população para a necessidade da preservação da água e para uma
reflexão dos gestores públicos sobre o que já foi feito, e o que precisa ser feito nos
próximos 50 anos"


diaagua 0001
O evento Bênção das Águas ocorreu na Estação de Tratamento de Água do SAAE e contou
com a presença de secretários e assessores da Prefeitura, de servidores do SAAE,
da PM ambiental e de membros da sociedade civil unaiense


diaagua 0002




top