Usar celular ao volante e não usar cinto de segurança estão entre os principais flagrantes do trânsito em Unaí

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Flagrantes de condutores usando celular ao volante e dos que não usam o cinto de segurança estão entre as principais ocorrências de desobediência às regras verificadas no trânsito da cidade. A constatação é do sargento Vanderlei, da Patrulha Escolar do 28º Batalhão da Polícia Militar, que apontou ainda (como problema) o grande número de ciclistas que não param nas faixas de passagem de pedestres e trafegam na contramão do fluxo de veículos. Para orientar a população sobre as regras e superar os desafios do trânsito na cidade, foi feita mais uma blitz educativa na Praça JK, na manhã desta sexta (25/5). O evento faz parte do Maio Amarelo e contou com a participação de alunos das Escolas Jovelmira Vasconcelos, Dr. Israel Pinheiro e Centro Educacional do Menor (CEM).

 

O Maio Amarelo é uma campanha nacional de mobilização da sociedade na busca de um trânsito mais seguro que ocorre ao longo do mês. Em Unaí, o evento (Nós somos o trânsito) promove série de atividades e conta principalmente com a participação de alunos das escolas municipais. Além de palestras e exibição de vídeos nas unidades escolares, algumas turmas vão às ruas participar da distribuição de panfletos informativos e ajudar na sensibilização dos condutores de veículos e dos pedestres.

 

De acordo com o sargento Vanderlei, a participação das crianças (e adolescentes) é de fundamental importância para o êxito da campanha, já que elas recebem orientações, levam material informativo para casa e ainda ajudam a disseminar as orientações na família e na comunidade. "O nosso objetivo é que as orientações cheguem à sociedade e que os resultados sejam alcançados. E desde que o Maio Amarelo foi iniciado, em 2010, os dados estatísticos demonstram que os acidentes de trânsito vêm diminuindo", ressalta o militar.

 

Em Unaí, os riscos a que estão submetidos os pedestres se constituem num dos maiores desafios para as autoridades e fiscais de trânsito. Para o sargento Vanderlei, a melhor maneira de corrigir esses problemas e vencer os desafios é o trabalho de educação e conscientização que vem sendo feito, especialmente na campanha do Maio Amarelo. "Esse trabalho – o militar alerta – serve para lembrar que existem regras, que precisam ser obedecidas por todos, inclusive pelos ciclistas, que também são parte integrante do trânsito".

 

Conhecer e obedecer às regras de trânsito é dever de todos: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Todos estão submetidos às mesmas regras. E a harmonia do trânsito é conseguida quando condutores de veículos (caminhões, ônibus, vans, carros, motos, bicicletas, carroças) respeitam-se uns aos outros, e todos juntos respeitam o pedestre.

 

E com o intuito de buscar essa harmonia, a Prefeitura de Unaí, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, da Secretaria Municipal da Educação e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, é parte ativa na campanha de mobilização, orientação e sensibilização para a melhoria no trânsito da cidade. Além de parceira nos eventos do Maio Amarelo, a PMU produz material de divulgação e promove intensa campanha em suas mídias sociais.

 

mayelou 0003 

 

mayelou 0002


mayelou 0001

mayelou 0004

 

 

 




top