Conselho Municipal de Saúde divulga calendário de reuniões para 2025

logo pmu only

Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner





Pin It


As reuniões são mensais (a de janeiro foi feita no dia 28) e estão previstas para os seguintes dias de 2025: 11 de fevereiro, 11 de março, 14 de abril, 12 de maio, 9 de junho, 14 de julho, 11 de agosto, 15 de setembro, 13 de outubro, 10 de novembro e 15 de dezembro. O local (provavelmente o auditório da Gerência Regional de Saúde – GRS) e o horário das reuniões serão divulgados próximos às datas, que também podem ser modificadas (por motivo de força maior) no decorrer dos meses.

A intenção da Presidência do Conselho é fazer uma divulgação ampla da data, local e horário das reuniões, para que a população possa participar diretamente, tirando dúvidas e encaminhando sugestões ou propostas de melhoria. “A reunião do CMS é aberta ao público, e lá é o espaço para a população se manifestar, sugerir, propor, reclamar, demandar e ajudar a construir uma saúde melhor”, explicou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rejane Borges.

O CMS é órgão colegiado, independente do poder público, formado por 20 conselheiros titulares e 20 suplentes, que participam voluntariamente, não recebem pagamento por sua atuação. Os membros são indicados pela Secretaria de Saúde; Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania; Apae; Hospitais Santa Helena e São Lucas; Centro de Atenção Psicossocial (CAPs); Atenção Básica em Saúde; Hospital Municipal; da Vigilância em Saúde; Saúde Bucal;...


...Associação das Pessoas com Deficiência de Unaí; Associação Unaiense de Proteção Animal e Ambiental; Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí (Facisa); Associação do Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer (Anmecc); Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais; Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias de Unaí e Região; Abrigo Frei Anselmo; Rotary Club Unaí; Lions Club Unaí; Associação Mansões Sul. 


O conselho atua na formulação e controle da execução (fiscalização) da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado de saúde.

“Inclusive as contas da saúde precisam passar pelo crivo do conselho”, explica a presidente. “Só depois de aprovadas, a prestação de contas é apresentada em audiência pública quadrimestral para a população”, afirma a presidente. Normalmente são audiências feitas no plenário da Câmara Municipal, em que cada segmento da Secretaria de Saúde apresenta seus números.

 

cms251 01




top