Acessibilidade

Semdesc promove capacitação para profissionais que fazem acolhimento institucional de crianças e adolescentes
Terça, 6 Mai 2025 | 16:56:45
Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner





Pin It


A capacitação “Lapidar: buscando o aperfeiçoamento do acolhimento de crianças e adolescentes, com foco no cuidado” foi aberta na manhã desta quarta (29/1), na Câmara Municipal de Unaí. O evento objetiva atender uma demanda verificada no aprimoramento dos servidores voltados para o acolhimento de crianças e adolescentes das Casas Lares.

As Casas Lares são equipamentos socioassistenciais, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), responsáveis por acolher crianças e adolescentes (vítimas de abusos, violências, violação de direitos) que tiveram seus vínculos familiares rompidos.

A psicóloga Aline de Sousa Ferreira ministra o treinamento das profissionais unaienses. Ela atua em Brasília e tem 18 anos de experiência em acolhimento institucional de crianças e adolescentes. Foi coordenadora geral de oito casas lares.


A capacitação beneficia diretamente cuidadoras sociais e auxiliares de cuidadoras das Casas Lares de Unaí, mas foi estendida para os demais profissionais da rede socioassistencial que lidam principalmente com crianças e adolescentes, entre os quais Creas, Cras, Conselho Tutelar, Apae e Audec.

 

As profissionais beneficiadas com a capacitação foram divididas em dois grupos. Metade hoje. Outra metade será treinada nesta quinta, 30/1.

 

ABERTURA OFICIAL

Contou com a presença do prefeito Thiago Martins; do secretário de Desenvolvimento Social, Valdir Silva; do coordenador das Casas Lares, Adrian Paz; da presidente da Câmara Municipal, vereadora Dorinha Melgaço; do juiz de direito Júlio Alexandre Fialho Moreira (da Vara da Infância e Juventude); e do promotor de Justiça, Luiz Pablo Almeida de Souza (da Promotoria dos Direitos das Crianças e Adolescentes).

“Humanização e amor”. É a expressão que foi usada pelo prefeito Thiago Martins para afirmar que a Administração Municipal não medirá esforços para que todos os servidores sejam capacitados, a fim de oferecer o melhor serviço à população.

“Mas nada vale a pena, se não tivermos o amor na frente de nossas ações. É isso que eu peço, amor na frente de tudo que vamos fazer”, disse o prefeito. “A Prefeitura não vai medir esforços para que a gente possa implantar um programa de referência. Para isso, vamos nos inspirar no que há de melhor”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Valdir Silva, é um bom momento de capacitar e buscar reflexões para melhorar a prestação do serviço. “Estamos buscando estar próximos (dos servidores), para entender melhor o serviço de cada equipamento [de assistência social] e ofertar melhores condições de trabalho aos servidores. Assim, nossos usuários poderão ter uma qualidade melhor no serviço prestado”.

“É um novo tempo”, disparou o coordenador das Casas Lares de Unaí, Adrian Paz. “Por isso, trouxemos a psicóloga, para nos ensinar a falar a mesma língua, a língua do amor. Do amor de acolher os mais vulneráveis, para que nossa população de Unaí se sinta, de fato, acolhida por esses novos tempos”.

Além do prefeito, do secretário e do coordenador das Casas Lares, falaram ainda o juiz, o promotor e a vereadora-presidente.


casalarcap 09

casalarcap 15

casalarcap 14

casalarcap 13

casalarcap 12

 casalarcap 11

casalarcap 08

casalarcap 07

casalarcap 06

casalarcap 05

casalarcap 04

casalarcap 03

casalarcap 02

casalarcap 01

 




Banco de Notícias
Editais Educação
Feriados Municipais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
top