Creches do Mamoeiro e de Garapuava: PMU quer cancelar convênios, para concluir obras com recursos próprios

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

As obras das creches do bairro Mamoeiro e do distrito de Garapuava (do Programa Proinfância, do Ministério da Educação, para a construção e manutenção de escolas) estão paralisadas, por problemas de repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos municípios.


O agravante é que a obras estão paradas (fotos abaixo) e o que foi construído vai estragando. Unaí é um dos vários municípios brasileiros que buscam corrigir o problema e tocar as obras adiante.


Para tanto, a Administração Municipal já está negociando com o FNDE (órgão vinculado ao Ministério da Educação) o cancelamento dos convênios de construção das creches e a autorização para que o município termine as obras com recursos do caixa da Prefeitura.


Os convênios para a construção das creches foram celebrados entre Prefeitura e FNDE em maio de 2012, portanto há quase dez anos. A ordem de serviço para início das obras da creche de Garapuava foi dada em maio de 2016 e para a construção da creche do Mamoeiro, em junho de 2016.


Nos últimos anos, os atrasos nos repasses para o município foram se sucedendo até culminar com a paralisação total das obras.


O grande gargalo, no entanto, é que a Administração Municipal intenciona terminar as obras com recursos próprios, mas esbarra em questões burocráticas como autorização do FNDE para a retomada do serviço. Uma das exigências do órgão federal é que o município devolva todo o dinheiro alocado nas construções até o momento.


De acordo com o secretário municipal de Educação, Geraldo Magela da Cruz, um processo de pedido de cancelamento dos convênios e autorização para a conclusão das obras pelo próprio município já está tramitando no FNDE.


A expectativa da Administração Municipal é ter a solicitação aprovada, para retomada das construções o mais rapidamente possível.


"O prefeito quer terminar [as obras] e entregar logo. Como o FNDE não libera o recurso, vamos construir com recurso próprio [cofre municipal]. Mas tem de ser rápido, porque o que já foi feito vai estragando", ressalta o secretário.


O montante previsto para o FNDE no orçamento da União em 2022 ultrapassa os R$ 40 bilhões.


DUAS CRECHES E DUAS UNIDADES PRÉ-ESCOLARES ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS COM RECURSOS DO MUNICÍPIO


Uma creche no bairro Divineia (ainda sem nome definido, ao lado a Escola Estadual Delvito Alves) e outra no bairro Rio Preto (Ursinhos Carinhosos, no antigo loteamento Zé Pedro) estão em fase bem adiantada de construção.


E duas unidades pré-escolares, a Pinóquio (ao lado do clube da AABB) e a Pequeno Polegar (no Cachoeira/Politécnica) já estão com recursos empenhados para a construção.


As construções das novas unidades de educação infantil visam atender entre 85% e 90% de toda a demanda da cidade e ainda cumprir com o estabelecido no Plano Decenal de Educação 2015-2025.

 

crecc 0004

crecc 0001

crecc 0002

crecc 0003

crecc 0005

crecc 0006

crecc 0007

crecc 0008

crecc 0009

crecc 0010

crecc 0011

crecc 0012

banco noticias lateral banner

Últimas notícias




top