CCZ alonga dias e horários dos testes de leishamniose canina

logo pmu only

Telefones da Prefeitura Endereços Clima em Unaí ::..
Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner





Pin It

Em 2024, os testes eram realizados de segunda a quarta, no período da tarde. Desde o início de 2025, os testes passaram a ser feitos de segunda a sexta, das 7h às 10h e das 13h às 16h. O tutor que levará o animal ao CCZ deve ser maior de idade e apresentar documento oficial com foto. A previsão é que o resultado do teste seja entregue em até 72 horas. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – órgão da Secretaria Municipal de Saúde – funciona na rua Planeta Terra, 140, Park Canabrava.

 

No ano passado, o CCZ realizou 439 testes de leishmaniose canina, resultando em 28 positivos para a doença. Desses, 22 cães sofreram eutanásia, um foi retirado pelo tutor para tratamento em clínica particular, com monitoramento pelo Centro de Zoonoses. Outros cinco tiveram morte natural.

 

O serviço público de saúde brasileiro não oferece tratamento para leishmaniose em cães e preconiza a eutanásia. Por outro lado, respeita o tutor que opta pelo tratamento feito em serviços veterinários particulares, desde que com monitoramento dos CCZs.

 

O tutor deve apresentar o comprovante de que o animal está sendo tratado e medicado, a fim de não transmitir a doença (via picada do mosquito palha) para outros cães ou para os seres humanos.

 

Por ocasião dos testes, o CCZ dá todas as orientações para o tutor e, caso ele se negue a entregar o animal positivado ou rejeite a opção de tratá-lo adequadamente, a ocorrência é encaminhada para o Ministério Público, que acionará o tutor para as providências cabíveis.

 

PREVENÇÃO À LEISHMANIOSE

 

A primeira medida preventiva é a realização periódica dos testes de leishmaniose nos cães (pelo menos duas vezes ao ano), que podem ser feitos gratuitamente no CCZ.

 

Outra medida preventiva é o manejo do ambiente onde os cães vivem, removendo folhas secas, frutas podres no chão, pedaços de madeira, fezes de animais, ou seja, restos de matéria orgânica que funcionam como criadouros do mosquito transmissor, que também prolifera nas proximidades de galinheiros e viveiros de aves.

 

Outra dica é endereçada especialmente aos tutores que levam os cães para passear no início da manhã ou no final da tarde, horários de maior atividade do mosquito palha. Se não for possível mudar o horário dos passeios, para maior proteção, a pessoa deve usar repelente e colocar a coleira repelente no cão, instrumento com resultado bastante eficaz para afastar o mosquito.

 

IMAGENS: ARQUIVO CCZ UNAÍ 2022

leichh 0001

leichh 0002

leichh 0003

leichh 0004

leichh 0006

leichh 0007

leichh 0008

 

 




top