Agraciados os comendadores de Santo Antônio do Boqueirão 2023

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

As comendas foram entregues em ato oficial realizado no distrito, na tarde dessa terça-feira, 13 de junho, dia do santo, a cinco personalidades que engrandeceram a romaria com seu trabalho e presteza. A honraria foi instituída pela Lei 2.325, de 30/08/2005, e regulamentada pelo Decreto 3.411, de 29/12/2006.

 

Os agraciados são indicados, anualmente, pela Prefeitura, Câmara Municipal, Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão (Arsab) e Paróquia Nossa Senhora da Conceição. São, no máximo, cinco indicações por ano, uma de natureza póstuma (conferida à família do homenageado).

 

Em 2023, os comendadores são Acir José Coimbra (indicação da Câmara), Marquelíseo Aparecido de Faria (indicado pela Prefeitura), Waldemar Gomes da Silva (Paróquia), Waldir Morais Andrade (Prefeitura) e Waldir Souza Ramos (“in memorian” – homenagem póstuma feita pela Arsab).

 

ACIR JOSÉ COIMBRA

 

Quando veio a primeira vez à romaria, contava seis meses dentro ainda do ventre materno. Chegou ao Boqueirão em carro de bois, veículo que transportava a família até o distrito. A tradição da família na romaria remonta ao bisavô de Acir José Coimbra. E vai passando de pai para filho. Já chegou na sexta geração de romeiros.

 

MARQUELÍSEO APARECIDO DE FARIA

 

Sua relação com o Boqueirão é “antiga e forte”. Começou com a equipe de trabalho que reformou a sede da Arsab, onde ficou por alguns meses. Pronto. Criou laços com o Boqueirão e acendeu a crença em Santo Antônio, de quem se tornou devoto.Marquelíseo já foi responsável pelo estacionamento no distrito, ajudou na organização e, hoje, como secretário municipal de Serviços Rurais, é peça fundamental na manutenção da estrada de acesso ao Boqueirão.

 

WALDEMAR GOMES DA SILVA

 

Possui uma intensa vida paroquial. Tem a romaria como paixão. Espera com ansiedade o ano todo, para poder ajudar e participar da festa religiosa. Os primeiros contatos com o Boqueirão foram indiretos: por meio de romeiros que passavam pela fazenda Pico, onde morava, e servia de pouso. Sua casa era ponto de descanso dos romeiros. A primeira vez que veio ao Boqueirão foi de bicicleta.

 

WALDIR MOREIRA DE ANDRADE

 

Com serviços prestados no Boqueirão desde 1985, Waldir acentua a importância de sua mãe, dona Lia, para que ele mantivesse a tradição de frequentar a romaria. Dona Lia, que tinha devoção, fé e verdadeira paixão por Santo Antônio, frequentou a romaria até o último ano de sua vida e foi uma fundamental inspiração para Waldir.

 

WALDIR SOUZA RAMOS (IN MEMORIAN)

 

Nascido e criado no Boqueirão, um apaixonado pela festa e romaria. Sempre ativo na organização do distrito, trabalhou na distribuição das barracas e, junto com os irmãos, organizava pequenos mutirões para manter o distrito bem cuidado. Apreciava a chegada dos carros de bois e, sempre que podia, cavalgava ao encontro das comitivas, dando as boas-vindas da recepção. Ajudava na confecção das fogueiras e organizava a descida dos mastros.

 

comendd ascom unai002

comendd ascom unai001

comendadoress ascom unai001

comendadoress ascom unai002

comendadoress ascom unai003

comendadoress ascom unai004

comendadoress ascom unai005




top