Escola Municipal de Música inicia novas turmas de violão e canto coral

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Desde a primeira semana de fevereiro, os 20 alunos de violão e 44 de canto coral enchem de entusiasmo, vontade de aprender e curiosidade a sala de aula da Escola Municipal José Antônio Filho – Seu Zeca, que funciona nas dependências do UAI Vice-Prefeito Hermes Martins Souto, no Divineia. As aulas são de graça e oferecidas pela Prefeitura de Unaí à população com mais de oito anos de idade.

 

As aulas estão a cargo do maestro Elias de Jesus Pires e do maestro-adjunto, Kléber Silva. As turmas são divididas por dois turnos – manhã e tarde – e as aulas ocorrem às terças e quintas.

 

Os alunos que participam da escolinha de música podem ser aproveitados na Banda Municipal Lira Capim Branco, desde que demonstrem aptidão e tenham interesse em ingressar na banda. "A escola é um filtro para descoberta de talentos e vocações", enfatiza a secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro.

 

A banda foi criada em julho de 2006 e hoje possui 42 componentes, misturando músicos novatos e veteranos, alguns destes integram a banda desde a fundação. A Lira Capim Branco se apresenta nos variados eventos unaienses, com destaque para os oficiais. Nestes, o Hino Nacional e o Hino de Unaí são de execução obrigatória.

 

Em 2017, foram mais de 50 apresentações públicas. Em 2018, a banda já se apresentou oficialmente no aniversário da cidade (no Palácio Rural do Parque de Exposições) e na abertura oficial do ano letivo (no Espaço Zimbrus). Para alcançar a harmonia musical e a força de conjunto, os músicos da banda ensaiam todas as terças-feiras, das 19h às 21h, no próprio UAI.

 

Os instrumentos de sopro dão o tom: saxofone, clarinete, flauta transversal, trombone, bombardino, tuba e trompete. Na percussão, a bateria é o destaque. Patrimônio do município, esses instrumentos foram adquiridos pela Prefeitura, alguns foram cedidos pela Funarte e outros provenientes de recursos de emendas parlamentares.

 

Para refinar ainda mais a qualidade técnica dos músicos da banda, a escolinha oferece – às segundas e às quartas-feiras – cursos de musicalização para instrumentos de madeira, de metal e flauta doce para iniciantes.

 

Os componentes da Banda Municipal Lira Capim Branco são voluntários, ou seja, não são pagos para tocar. Recebem, em troca da participação, conhecimento musical gratuito, tanto teórico quanto prático. O resultado é apresentado nas exibições públicas da Lira Capim Branco. Somente os maestros, que também atuam como professores da escolinha, são remunerados pela Prefeitura de Unaí.

 

A Escola Municipal de Música José Antônio Filho "Seu Zeca" e a Banda Municipal Lira Capim Branco são vinculadas à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Ambas funcionam nas dependências do UAI Vice-Prefeito Hermes Martins Souto, na avenida Frei Anselmo, 320, bairro Divineia. O telefone é o 3677-5054.

 

musscul 0002

musscul 0001

musscul 0003
musscul 0004

musscul 0005 
musscul 0006

musscul 0007

musscul 0008

 




top