RETROSPECTIVA – EDUCAÇÃO 2017/2018

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O binômio "construir e melhorar" está na base do trabalho da Secretaria Municipal da Educação (Semed), desde que a atual Administração Municipal assumiu o mandato. Fazer gestões para retomar as obras de construção das creches do Proinfância, que estavam paralisadas no Mamoeiro, Cidade Nova e Garapuava, foi a primeira ação da pasta. Equipar as escolas, capacitar professores e melhorar a relação ensino-aprendizado são outras ações que orientaram a Educação municipal nesses dois anos.

 

O secretário Geraldo Magela da Cruz conta que a primeira ação da Semed, em 2017, foi legalizar a retomada das obras nas creches do Proinfância, porque a obra parada gera uma pendência em programa do Ministério da Educação (MEC), entidade financiadora. "Legalizamos, abrimos nova licitação para escolha da construtora e as obras estão em andamento", explica ele, ao revelar que "creche é a maior demanda da população unaiense hoje". Creches atendem crianças de zero a três anos.

 

Estão previstas ainda a construção das novas escolinhas Ursinhos Carinhosos, no bairro Zé Pedro, e Pinóquio, na região do Bela Vista. As obras serão feitas com recursos próprios do município, e as novas unidades substituirão as existentes. "As que existem são unidades adaptadas, que não funcionam como queremos". Professor Geraldo observa, entretanto, que o município já atende 100% da demanda por educação fundamental (1º ao 9º ano, alunos dos 6 aos 14 anos de idade) e pré-escolar (alunos dos três aos cinco anos).

 

Ele lembra que, ao assumir a pasta, já encontrou a obra da nova Escola Municipal Glória Moreira, no bairro Canabrava, bastante adiantada, em fase final de acabamento. Iniciada na gestão anterior, a obra foi concluída e inaugurada na atual gestão.

 

A obra da nova Escola Israel Pinheiro estava em andamento, quando a atual administração assumiu a pasta. Porém, havia problemas estruturais e atraso no pagamento da obra, segundo o professor Geraldo. "Atualizamos a planilha, atualizamos o projeto com as adaptações necessárias e retomamos a obra". A expectativa é que a nova Escola Israel Pinheiro seja inaugurada em fevereiro de 2019.

 

Mais equipadas e seguras

 

Aquisição para as escolas de novas carteiras escolares, armários, mesas, outros equipamentos, freezers e geladeiras. A substituição dos móveis e equipamentos antigos pelos novos faz parte dos planos de renovação de todas as escolas municipais, tanto na cidade quanto na área rural.

 

Outra inovação nas escolas é a introdução de internet de boa qualidade, revela o secretário. Segundo ele, os professores utilizam computadores, inclusive para anotar dados e informações no diário eletrônico. "Toda a vida do aluno hoje está numa plataforma digital controlada a partir da Secretaria de Educação. Lançamento de notas, transferência de alunos, enfim todo o dia a dia escolar", explica Geraldo.

 

No quesito segurança, o secretário informa que "praticamente todas as escolas melhoraram seus sistemas de proteção". Foram instaladas cercas, concertinas, câmeras de vigilância. As escolas Padre José de Anchieta, em Curral do Fogo, e Adélia Rodrigues, na Chapada do Catingueiro, estão ganhando muros que cercam toda a escola. Essas medidas de segurança, o secretário garante, vêm surtindo os efeitos desejados. "Não teve mais invasão em escolas".

 

Qualificação profissional

 

Lamentavelmente, conforme o secretário Geraldo, o Ideb da educação pública unaiense sofreu uma queda na qualidade do ensino no biênio 2014-2015. O Ideb mede a qualidade do aprendizado e estabelece metas para a melhoria do ensino. Ele conta que o município foi notificado pelo Tribunal de Contas do Estado e, após participação em encontros técnicos do TCE, ficou acertado que a primeira providência seria o investimento em qualificação profissional.

 

"Nossos professores das séries iniciais participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Terminado o Pnaic, a Semed implantou em Unaí o Profal (Programa de Formação de Alfabetizadores), iniciativa da própria secretaria para qualificação profissional de docentes. O primeiro módulo terminou no início de dezembro.

 

Geraldo Magela disse que a Semed já planejou para o ano que vem a realização do segundo módulo do Profal, para capacitação de professores das séries iniciais, quarto e quinto ano, e de séries finais, do sexto ao nono ano.

 

"A qualificação profissional é necessária. Não adianta só melhorar a estrutura física e equipar as escolas. E a qualificação passa pela formação continuada, capacitação e motivação do professor", explica o secretário. Ele observa ainda que, nessa perspectiva, o professor participante pode receber bolsas de estudo financiadas com recursos do Fundeb.

 

Desjejum

 

O secretário lembra que o desjejum é uma ideia do prefeito José Gomes Branquinho e consiste na oferta de um lanche ao aluno antes do início das aulas. O programa foi implantado nas escolas da área rural. Na área urbana, as primeiras escolas a adotar o desjejum foram a Israel Pinheiro, no Novo Horizonte, e a Tomaz Pinto da Silva, no Mamoeiro. O desjejum também já está se estendendo para as creches desses dois bairros.

 

"Mencionamos esse projeto (do desjejum) num encontro nacional de secretários de Educação promovido na UnB, em Brasília, e em outro feito em Belo Horizonte, na UFMG. A iniciativa foi muito bem recebida e avaliada", comentou o professor Geraldo.

 

Após a implantação do desjejum, afirma ele, "já recebemos relatos de mudanças de comportamento e até de rendimento de alunos em sala de aula. Alguns alunos chegavam na escola sem terem alimentado antes. E aí tinham dor de cabeça, tonteira, vômitos". Segundo ele, a resposta foi positiva e o desjejum deverá ser estendido para todas as escolas da rede.

 

Programas e parcerias

 

As parcerias articuladas pela Semed têm gerado resultados positivos para incrementar a relação ensino-aprendizado. Uma das parcerias é com o Sebrae, que está resultando no programa Educação Empreendedora. Começou pela formação de professores para o ensino do empreendedorismo nas escolas. O Sicoob Noroeste apoiará o programa, ofertando materiais, kit e bolsas. A expectativa é alcançar todas as escolas da rede municipal.

 

A subseção Unaí da OAB é outra importante parceira da Semed. Os alunos do oitavo e novo anos da rede pública recebem palestras e minicursos sobre os direitos e deveres básicos de cidadania.

 

Para implementar o programa "Meu projeto de vida", a Semed conta com a parceria das igrejas, clubes de serviços, Sebrae, Polícia Militar, faculdades. Para uma formação mais integral, é oferecida aos estudantes uma abordagem múltipla e ampla sobre temas variados: sustentabilidade, sexualidade, formação profissional, entre muitos outros temas.

 

Educação inclusiva

 

As escolas da rede municipal também estão se adaptando para receber os alunos com deficiência. De acordo com o secretário, algumas unidades já estão atendendo os alunos cegos com braile, os surdos com libras e ainda os alunos com deficiência intelectual ou com distúrbios de aprendizagem.

 

Para ilustrar os avanços do setor, ele conta a história de Emily, aluna da Escola Nossa Senhora de Fátima, em Ruralminas. Cega, Emily é acompanhada por uma professora. Já lê e escreve. Mas o avanço da estudante só foi possível graças à aquisição de uma máquina de escrever e de uma impressora de braile.

 

Transporte

 

Professor Geraldo comemora o fato de todos os ônibus do transporte escolar possuírem GPS, mas ainda não está satisfeito com a periodicidade dos relatórios emitidos. "O relatório do mapeamento é mensal. Queremos um mapeamento diário, com relatórios diários. Saber a posição do ônibus online, qual o percurso feito e com que velocidade se deslocou". Ele adianta que isso será exigido na próxima licitação.

 

O transporte escolar público municipal possui 153 linhas. A maior parte da frota é composta por ônibus escolares. Mas opera também com vans, kombis e até charretes. "Onde tem aluno, a Semed manda buscar. Tem criança que a charrete busca na porta", afirma o secretário.

 

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