Aulas das escolas municipais retornam em 1º de junho, mas com ensino a distância

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus e das medidas de distanciamento social determinadas, a Administração Municipal e a Secretaria de Educação de Unaí expediram decreto nessa segunda, 25 de maio, estabelecendo normas para ofertar a Educação a Distância (EAD) para a rede municipal de ensino e instituindo o Regime Especial de Teletrabalho e escalas de trabalho nas escolas municipais. Essa nova configuração de trabalho para professores e de ensino "remoto" para os alunos começa no dia 1º de junho.

 

Esses detalhes foram repassados para os diretores de escolas municipais do ensino fundamental na manhã desta terça (26/5), em reunião dirigida pelo secretário municipal de Educação, professor Geraldo Magela da Cruz. Ele afirmou que esta foi a maneira encontrada para "não deixar os alunos largados e distanciados da sequência lógica do aprendizado". A reunião com diretores da educação infantil estava prevista para o turno da tarde.

 

ENSINO A DISTÂNCIA

 

O enfrentamento da pandemia ainda não autoriza a Administração Municipal a abrir as escolas para o ensino presencial. A imposição dessa realidade faz com que as escolas municipais retornem às atividades em junho, mas com os alunos ainda em casa. Os professores, ao contrário, já precisarão retornar às unidades escolares, para reiniciar suas atividades diárias. Darão explicações remotas aos alunos sobre o conteúdo das disciplinas, corrigirão exercícios e farão relatórios sobre suas atividades letivas.

 

A partir de 1º de junho, serão ofertadas três modalidades de atividades aos alunos, duas por meio remoto: 1) um link no site da Prefeitura (PMU), no espaço destinado à Semed, com livre acesso para pais, alunos ou outros interessados; 2) um aplicativo da Sonner que permite interação entre professores, alunos e pais (a Sonner é a empresa que presta serviço de informática à PMU); 3) uma apostila impressa com todos os conteúdos das disciplinas estudadas. Os alunos que não têm acesso à internet receberão essas apostilas, que trazem uma parte de exercícios.

 

PROFESSORES

 

Os professores voltam às escolas da cidade a partir de 1º de junho. "Ficarão de plantão em seus horários normais de trabalho", explica o secretário. Pelas plataformas de EAD, eles poderão interagir com os alunos, auxiliando e dando explicações.

 

Todas as apostilas, em fase final de impressão, serão distribuídas para que os alunos estudem o conteúdo, façam os exercícios e devolvam para os professores. "Cada professor vai corrigir o conteúdo de sua disciplina e preencher o relatório de atividades. O resultado vai para a pasta do aluno, tudo chancelado pelo professor, pelo especialista em educação e pelo diretor da escola", explica Geraldo Magela.

 

DECRETO

 

Veja íntegra do decreto no link abaixo:

 

http://www.prefeituraunai.mg.gov.br/pmu2/outros/emergencia_saude/decreto_5_354_2020_educacao_distancia_covid.pdf

 

readd 0005


readd 0001

readd 0002

readd 0004

readd 0006

readd 0007




top