Com pouco mais de um mês de intervenções na unidade, as mudanças ocorridas já podem ser sentidas a olhos vistos.
A expectativa de alunos e profissionais da educação da Escola Municipal Euclides da Cunha, no distrito de Boa Vista (distante 25 km do Centro de Unaí), é que já no mês de novembro estejam desfrutando de uma escola totalmente revitalizada.
A ordem de serviço para a reforma “geral” na escola foi emitida pelo prefeito José Gomes Branquinho no dia 1º de setembro, com prazo para conclusão da obra em 60 dias.
“É uma reforma geral”, resumiu o engenheiro Armando Neri, responsável pela fiscalização.
“Geral” significa manutenção na estrutura (salas de aula e outras dependências de suporte pedagógico, banheiros, refeitório, mureta da quadra poliesportiva), alvenaria, revestimento, revitalização do piso interno e calçada, revisão das instalações hidrossanitárias e elétricas, de novas luminárias, pintura interna e externa, pintura de telhado, hipermeabilização, troca de portas, de fechaduras, instalação de espelhos, novos armários, bebedouros, concertinas (para aumentar a segurança da escola).
O investimento do município na execução é de R$ 209,3 mil (recursos da Educação Municipal), e a construtora responsável pela obra é a unaiense Gabriel e Tim Ltda.
TRÊS DÉCADAS E DUAS REFORMAS
“Esta escola é muito boa. Temos orgulho daqui. Conhecemos os alunos pelo nome. Vai ficar tão boa a reforma, os alunos podiam tanto cuidar da escola”, comentou uma servidora da Euclides da Cunha, que limpava a unidade no momento em que engenheiros da Secretaria de Obras (Armando Neri e Ricardo Rodrigues) visitavam a unidade na tarde dessa segunda-feira, 17/10.
As aulas ocorrem no período matutino. As obas não alteraram o funcionamento da escola. Diretora e professores moram na cidade de Unaí, mas tem professor que vem até do município de Cabeceira Grande.
A escola de Boa Vista atende 97 alunos do 1º ao 9º ano, no turno da manhã. Ela foi inaugurada em 1989. A Euclides da Cunha passou por obras de reforma e ampliação no final de 2008. Naquele período também foi construída a quadra poliesportiva coberta, anexa à unidade.
O município está construindo novas creches e pré-escolares em pontos diversos da cidade, para ampliar o atendimento e descongestionar a demanda. O investimento passa dos R$ 15 milhões, recursos próprios da Educação Municipal.
Nos canais de comunicação da Prefeitura, serão reportadas detalhadamente, uma por uma, todas essas obras.