Semed e Sebrae querem educação empreendedora, financeira e cooperativista nas escolas municipais de Unaí

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O projeto piloto já começou a andar. Será desenvolvido inicialmente em cinco escolas da rede municipal de ensino: Teodoro Campos (Garapuava), Israel Pinheiro (Canaã/Novo Horizonte), Tomaz Pinto da Silva (Mamoeiro), Adélia Rodrigues (Chapada) e Nossa Senhora de Fátima (Ruralminas).


O primeiro encontro com a finalidade de apresentação dos projetos, atividades e cursos de capacitação ocorreu na sede do Sebrae-Unaí na tarde dessa segunda-feira (30/1) e reuniu diretores e especialistas das escolas-piloto e equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed).


O projeto integra o programa do Sebrae que visa desenvolver a cultura empreendedora no ensino. Contempla, além da capacitação de professores, a realização de ações e atividades focadas na relação ensino/aprendizagem também no aluno.


A capacitação ficará a cargo do Sebrae, que cederá o material didático e lúdico para serem trabalhados nas escolas. Os consultores do Sebrae envolvidos no projeto também são professores, o que facilitará a comunicação.


“MEXER” COM OS ALUNOS


O secretário municipal de Educação, Zeuman de Oliveira, contou que a ideia da implantação do empreendedorismo na escola surgiu da necessidade de mudança na maneira como os alunos enxergam a educação.

 

“Empreendedorismo tem a ver com comportamento individual, de como as pessoas se relacionam, se comportam. Então, é fazer nascer novos comportamentos, internalizar novos valores, como cooperativismo, aceitação das diferenças pessoais, respeitos às ideias e opiniões dos outros”.


Para o secretário, o que é ensinado na escola precisa estar em consonância com o mundo real, com o mundo do trabalho. “O que a gente ensina na escola tem de se aproximar da realidade, se aproximar daquilo que o mercado pede, daquilo que os empresários pedem, daquilo que a pessoa precisa para a vida dela enquanto empreendedora”, complementa Zeuman.


E é aí que a Semed foi buscar a parceria do Sebrae, pela grande expertise que a entidade possui na disseminação da cultura empreendedora, enfatizada em projetos e programas desenvolvidos em todo o Brasil.


“Vamos buscar desenvolver neles [alunos e comunidade escolar] as características e comportamentos empreendedores, uma noção básica de controle e gestão financeira e o trabalho cooperativo, com base em parcerias”, explicou o analista técnico do Sebrae Warley Henrique, que apresentou para os presentes “um desenho” de como as ações e projetos serão implantados nas escolas.


Para Cristhian Anderson, diretor da Escola Adélia Rodrigues, o projeto vai agregar muito valor a toda a comunidade escolar, porque a região (Chapada dos Catingueiros) é muito rica em agricultura e pecuária.


Com essa realidade em mente, a equipe da Adélia Rodrigues já até pensou (inicialmente) na implantação do projeto de uma minicooperativa, para incentivar a venda de produtos (frutas, verduras e legumes).


Agora, o projeto será levado à comunidade escolar, para receber propostas e sugestões, envolver professores e alunos. “Vamos incentivar o aluno a montar todo o processo, desde o início”, observou Cristhian.


O Sebrae Minas celebrou recentemente algumas parcerias de sucesso no projeto de Educação Empreendedora, como os implantados em escolas de Ipatinga e Patos de Minas.


Mas a referência mais imediata para Unaí é o modelo de uma cooperativa-escola fundada em Chapada Gaúcha e que rendeu ao prefeito Jair Montgner o título de Prefeito Empreendedor (categoria Empreendedorismo na Escola) 2021-2022. Prêmio concedido pelo Sebrae Minas.


ESCOLAS APRESENTARAM PROPOSTA INICIAL


Diretores e especialistas das cinco escolas que buscam a implantação do projeto do Sebrae já desenharam a primeira trilha do caminho que poderá ser percorrido. Esse itinerário será construído de acordo com cada escola e sua realidade singular.


Teodoro Campos (frutos da estação), Israel Pinheiro (panificação e produção de sabão), Tomaz Pinto (horta comunitária), Adélia Rodrigues (microcooperativa – frutas, verduras, legumes) e Nossa Senhora de Fátima (horta, culinária e artesanato).


Professor Zeuman reforçou que os projetos precisam fazer sentido para os alunos e desenvolver neles valores como respeito, ética e aceitação das ideias e opiniões dos outros.

 

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