Abertura do Ano Letivo reúne centenas de profissionais da Educação Municipal

logo pmu only

Telefones da Prefeitura Endereços Clima em Unaí ::..
Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner





Pin It


“Educação em movimento: união, acolhimento e progresso” foi o tema que norteou os trabalhos de abertura do ano escolar 2025, na manhã desta segunda-feira, 3 de fevereiro. Além da secretária de Educação, Gabriella Caetano, presentes o prefeito Thiago Martins e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Dorinha Melgaço. 

De acordo com a Secretaria de Educação (Semed), o evento é o início de um momento especial que marca o começo de um novo ciclo, repleto de desafios e oportunidades.

Na abertura da solenidade (no salão rural do Parque de Exposições lotado), um texto síntese do pronunciamento da secretária de Educação, Gabriella Caetano: “Este evento marca o compromisso coletivo de gestores, professores, colaboradores, estudantes e suas famílias em construir um futuro pautado pelo conhecimento, pela inclusão e pela inovação. Mais do que uma cerimônia, este é um momento de união, reflexão e inspiração para todos que acreditam no poder transformador da educação como base do desenvolvimento social e humano”.

Em seu pronunciamento, o prefeito Thiago Martins pediu aos educadores que tenham um cuidado especial com as crianças, ofertando amor e acolhimento, para que elas se sintam bem recebidas nas escolas. “O aprendizado depende desse acolhimento”, disse o prefeito.

Thiago observou que a Administração Municipal pode admitir erros de seus servidores públicos na parte técnica ou profissional, “porque errar é humano”, mas, segundo reiterou, não deverá haver erros na parte da humanização, porque as palavras inspiradoras de ações deverão ser sempre “amor e acolhimento”.

RELACIONAMENTOS NA ESCOLA

Depois dos pronunciamentos das autoridades presentes, o especialista em Neurociência e Comportamento, professor Rogério Alves Durães, brindou o público com a palestra “Inteligência emocional e bem-estar: desenvolvendo a empatia e a comunicação eficaz”.

O momento que estamos vivendo, segundo o palestrante, exige um equilíbrio da inteligência emocional nas várias interações. “A escola é um lugar cheio de emoções, onde cada pessoa vive uma emoção diferente. Então, é a emoção do professor, emoção do aluno, cada um tendo de se relacionar com o outro. É necessário o equilíbrio e a harmonia nas interações”, afirmou.

E não somente as emoções negativas devem ser alvo de atenção, segundo o professor palestrante, mas as emoções positivas também precisam estar equilibradas. “Tem gente com excesso de alegria que faz coisas erradas, porque está excessivamente empolgada”, compara. “Por isso, o conceito de inteligência emocional e gerenciamento das emoções que ajudam as pessoas a lidarem tanto com as emoções negativas, quanto com as positivas”.

A falta de inteligência emocional está resultando em muito adoecimento, muito atestado médico, muitas pessoas com dificuldade em se relacionar com o outro, com colegas de trabalho e dentro da família, enfim, muitos não sabendo gerenciar as emoções. Por isso, a necessidade de falar sobre o tema proposto, conforme atestou o palestrante, professor que atua em Brasília e conta 22 anos de experiência em sala de aula.  

O início das aulas em toda a rede municipal está previsto para a próxima segunda-feira, 10 de fevereiro.

 

anolet2025 03

anolet2025 08

anolet2025 07

anolet2025 06

anolet2025 05

anolet2025 04

anolet2025 15

anolet2025 14

anolet2025 13

anolet2025 12

anolet2025 11

anolet2025 10

anolet2025 09

 anolet2025 02

anolet2025 01

 

 




top