Grande volume de chuvas em Unaí motivou reunião da PMU com Defesa Civil e Forças de Segurança

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

O prefeito Thiago Martins (depois de visitar alguns pontos alagados da cidade) convocou uma reunião emergencial na manhã desta quarta-feira, 8/1, para deliberar sobre ações prioritárias a serem desenvolvidas para o enfrentamento dos efeitos da chuva que caiu sobre o município na noite de terça, madrugada e manhã desta quarta.

Em algumas horas, choveu 156 milímetros, volume previsto para chover em mais de uma semana. E, de acordo com a Defesa Civil, há previsão de mais chuvas para os próximos dias.

A chuva impactou diretamente o rio Preto, que elevou o nível na calha principal e, em várias áreas, saiu do leito. Algumas conseqüências: inundou a elevatória da Estação de Tratamento de Esgotos do Saae, no bairro Politécnica, e causou deslizamento de talude na serra da Bocaina (estrada para Arinos).

A PCH Unaí Baixo informou que a vazão do rio Preto subiu dos normais 60 metros cúbicos por segundo para 283 metros cúbicos de água por segundo. E, essa situação, deve perdurar por algumas horas.

O prefeito Thiago disse que a reunião foi importante para o planejamento das ações preventivas e prioritárias. “Para depois não ter de refazer, e o município ter prejuízo financeiro e social”.

Vice-prefeito, secretários municipais, diretoria do Saae e representantes da Defesa Civil, PCH Unaí Baixo, Samu, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, PM de Meio Ambiente, PM Rodoviária estiveram presentes, quando foram alinhadas e priorizadas ações a serem desenvolvidas por cada órgão, dentro de suas atribuições.

INTERDIÇÕES TEMPORÁRIAS

A via que liga o bairro Politécnica às Chácaras Rio Preto foi interditada temporariamente, porque a água do rio Preto ultrapassou o nível do asfalto.

Outra interdição, preventiva, foi feita na ponte sobre o ribeirão Santa Rita, que dá acesso ao bairro Riviera Park. De acordo com as primeiras avaliações, a estrutura da ponte está estável, mas havia sinais de trincas no asfalto após a cabeceira da ponte. Decidiu-se interditar preventivamente.

Na serra da Bocaina (estrada de acesso a Arinos), houve um deslizamento de terra que invadiu a pista. A Prefeitura limpou a área, mas técnicos do DER (que tem jurisdição sobre a via) fariam uma inspeção do local na tarde desta quarta. Dependendo do resultado da avaliação técnica, medidas serão encaminhadas.

NA ÁREA RURAL

Houve um rompimento de barragem na fazenda Lago Azul (Boqueirãozinho), direção Paracatu. Houve apenas danos ambientais.

RIBEIRINHOS

De acordo com o agente da Defesa Civil, sargento Edislei Ribeiro, a população que vive às margens do rio Preto deve ficar em estado de atenção.

“A qualquer sinal de que o rio esteja subindo, peça apoio ao poder público, para retirar seus bens, mas o mais importante é a vida humana”, ressaltou o militar.

CAMINHÕES PARA MUDANÇAS URGENTES E ESCOLAS PARA RECEBER DESALOJADOS

Se houver necessidade, a Prefeitura já está preparando caminhões para ajudar famílias a sair de imóveis e levar seus pertences.

As Escolas Glória Moreira, Jovelmira Vasconcelos e Geraldo Martins estão sendo preparadas para receber famílias desalojadas.

Se as pessoas removidas de suas casas precisarem de alimentação, um fornecedor já se dispôs a entregar.

CUIDADO COM NOTÍCIAS FALSAS

Em dias de chuva, possíveis interdições e outras ações emergenciais, o prefeito Thiago alerta a população para os cuidados com notícias falsas que circulam em postagens nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Segundo ele, é importante que as pessoas procurem informações nos veículos de comunicação como a rádio e os meios oficiais da prefeitura, como o site institucional, redes sociais e aplicativos de mensagens oficias da Prefeitura.

 

 

chuvpmu 05

chuvpmu 04

chuvpmu 06

chuvpmu 04

chuvpmu 03

chuvpmu 02

chuvpmu 01





top