Equipe da UFVJM será parceira da Prefeitura no “tratamento” de cães e gatos

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Os cães e gatos que vivem abandonados pelas ruas da cidade terão, em breve, não apenas um local que lhes sirva de abrigo. A política pública de acolher, tratar, castrar e encaminhar o animal para adoção ganhou mais um aliado na tarde dessa terça-feira, 1º de outubro, quando foi assinado um Termo de Parceria entre a Prefeitura de Unaí (PMU) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Professores e alunos do curso de medicina veterinária do campus Unaí vão atuar no atendimento de cães e gatos resgatados pela PMU, bem como realizar cirurgias de castração, ministrar palestras em escolas e conscientizar a população para a necessidade de uma tutoria responsável dos animais de companhia.

 

Por meio do termo de parceria, a UFVJM se compromete a pôr em prática o projeto de extensão denominado "Vet social do conceito à prática da saúde única". O projeto pedagógico do curso de medicina veterinária da universidade propõe a realização de consultas clínicas em cães e gatos "de rua" resgatados pela PMU ou que vivem sob a tutoria de famílias carentes; diagnosticar possíveis doenças infecciosas e parasitárias; tratar os animais doentes; castrar os animais sadios; vacinar e vermifugar os resgatados nos logradouros públicos; promover feiras de adoção; ministrar palestras nas escolas de ensino fundamental e médio; promover a saúde pública e fortalecer o conceito de saúde única (integração entre a saúde humana, animal e ambiental).

 

Para a realização desse trabalho, a universidade vai disponibilizar equipe com cinco professores doutores e duas técnicas em medicina veterinária. Dependendo da demanda, o projeto de extensão pode envolver entre 30 e 50 alunos. Assinam o Termo de Parceria o prefeito José Gomes Branquinho, a secretária Cátia Regina Rocha (Meio Ambiente), o professor doutor Paulo Fernandes Marcusso (coordenador do projeto) e o professor doutor Ricardo Andres Ramirez Uscategui (vice-coordenador).

 

A iniciativa de desenvolvimento do projeto partiu dos professores da própria universidade. Para o coordenador, professor Paulo Marcusso, esse projeto de extensão é uma forma de os alunos do curso de medicina veterinária poderem retornar à sociedade o investimento (público) feito neles. "O nosso trabalho está muito além da sala de aula. A universidade tem projetos de extensão, vinculados ao ensino, à pesquisa e à produção de ciência, que visam beneficiar e melhorar a qualidade de vida da população da cidade onde a universidade está inserida. Educação é um importante investimento, não é gasto".

 

Para a consecução dos objetivos do projeto, cabe à Prefeitura arcar com o investimento material. A UFVJM entra com os recursos humanos. Nessa relação, ganham PMU, UFVJM e a população de Unaí. "Enquanto houver essa parceria, para nós será muito boa", afirmou a secretária municipal Cátia Rocha.

 

Núcleo de acolhimento e castramóvel

 

O Núcleo de Acolhimento de Animais (cães e gatos) está sendo construído em terreno da PMU onde está situada a Escola Agrícola, distante cerca de 20 km do Centro da cidade (saída para Paracatu). No local, a PMU constrói um centro cirúrgico, um centro administrativo, canil e gatil com pavilhões separados para machos e fêmeas, baias cobertas e solário. A expectativa é que a obra seja entregue em 30 de novembro. O investimento da PMU na obra passa dos R$ 275 mil. 

 

A secretária Cátia Rocha disse esperar que todo o complexo entre em funcionamento, integralmente, no primeiro dia de 2020. No local, haverá equipe fixa da PMU formada por médico veterinário e auxiliar-cuidador, que serão selecionados em concurso público.

 

Outra novidade é o castramóvel, veículo que a PMU vai adquirir para realizar cirurgias de castração de cães e gatos em áreas distantes dos centros cirúrgicos, como na zona rural. A compra do veículo aguarda fim do processo de licitação, já iniciado.

 

ufvv 0002
Prefeito Branquinho e secretária Cátia entre os professores doutores Paulo Marcusso (à dir.)
e Ricardo Uscategui, respectivamente coordenador e vice-coordenador do projeto



ufvv 0001




top