OBRAS, INFRAESTRUTURA, TRÂNSITO E SERVIÇOS URBANOS – RETROSPECTIVA 2021

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Limpeza urbana, coleta de lixo, manutenção e jardinagem de praças, construções, ampliações e reformas de unidades públicas, asfaltamento, recapeamento, tapa-buracos, manutenção de ruas, construção de meios-fios, novos postes de iluminação, remoção de canteiros, substituição de lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio por lâmpadas de LED nas principais ruas (corredores de trânsito), pintura de faixas e afixação de placas de trânsito estão entre as execuções diárias feitas pela Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura, Trânsito e Serviços Urbanos (Semoit) em 2021.
Projetos e pré-projetos de obras e serviços também ficaram prontos neste ano, ou quase prontos, e muitos já em ponto de bala para licitação, ou seja, seleção pública da empresa que fará o serviço. Entre os pré-projetos e projetos, destacam-se o da construção do anel viário, com uma nova ponte sobre o rio Preto, ligando a MG-188 (perto do trevo da Algonor) à BR-251 (perto do ribeirão Areia); a iluminação dos 8 km duplicados da Travessia Urbana da BR-251 (Colina Club até posto Horizonte Mineiro); a retomada da obra de duplicação da MG-188 (da ponte até o Santa Clara), trecho que depois será iluminado; e construção de uma via de acesso ao bairro Riviera Park, na lateral da travessia, com nova ponte sobre o ribeirão Santa Rita; e ainda recuperação da ponte Abdon Salgado (sobre o rio Preto) e construção de uma nova ponte paralela, na lateral esquerda (sentido Mamoeiro) da antiga.


As obras de adequação do aeroporto, em conformidade com as solicitações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para conseguir a homologação da pista, a revisão do Plano Diretor, a atualização do Código de Obras, do Código de Posturas e a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana estão entre outras atividades sobre as quais a Semoit se debruçou este ano.
E, para que o serviço flua rotineiramente, a Semoit conta com os seguintes departamentos: Obras e Infraestrutura, Engenharia e Urbanismo, Trânsito, Limpeza Urbana, Fiscalização. Cada departamento com suas divisões. O secretário municipal Durval Mendonça (Semoit) lembra que a pasta toma conta (administra e fiscaliza) de todas as obras de construção, reforma e ampliação executadas no âmbito das outras secretarias da Administração Municipal.


LIMPEZA URBANA FEITA DIARIAMENTE


A Prefeitura tem uma equipe para cuidar da capina de canteiros centrais, sarjetas, meios-fios, calçadas (esta é obrigação do morador) e outra equipe, terceirizada, para varrição das ruas, serviço feito geralmente de madrugada.


A varrição começa diariamente, por volta da meia-noite, pelo Centro da cidade. "A varrição durante a madrugada é mais fácil, porque não tem movimento", justifica Durval. A varrição nos bairros também ocorre durante a madrugada, mas um pouco depois do Centro. A Semoit fiscaliza a execução e a qualidade do serviço prestado. A varrição é feita pela mesma empresa contratada para cuidar da coleta e transporte do lixo e pela manutenção do aterro controlado.


LIXO AINDA É PROBLEMA DE CONSCIÊNCIA


A obrigação da Prefeitura é coletar apenas o lixo comum (ou domiciliar). E isso é feito por uma empresa contratada para coletar o lixo de porta em porta e transportá-lo até o aterro controlado de Unaí. São mais de 60 toneladas de lixo coletadas por dia. Cabe à Semoit supervisionar e fiscalizar o serviço.


Como a maioria dos unaienses ainda não faz a separação do lixo, para favorecer a coleta seletiva, muito material reciclável (papel, papelão, alumínio, plástico, latinha, garrafas pet) acaba no aterro.
Se separados e destinados corretamente, os recicláveis poderiam render dinheiro para a Areuna e a Cooperuna, respectivamente associação e cooperativa de coletores unaienses; e ainda resultaria em redução do volume de resíduos que é aterrado diariamente.


O secretário Durval estima que mais de 80% do material com potencial de reciclagem, que poderia virar dinheiro e gerar renda para os coletores, segue para o aterro, porque colocado no mesmo saco do lixo comum. "E hoje é proibido catadores entrarem em aterros, rasgarem os sacos e fazerem a separação lá", comenta.


Como a legislação obriga a Prefeitura a coletar apenas o lixo domiciliar (orgânico), foram instalados ecopontos em Unaí para receber todo tipo de resíduo, que não deve ir para o aterro e nem ser jogado em lotes vagos, pontas de estrada vicinal ou bairros afastados.


A cidade tem pontos de recebimento de vidro (todo tipo de vidro, desde embalagens, cacos, espelhos quebrados, garrafas, até resto de para-brisa de veículos), de pneus, de eletroeletrônicos (incluindo fios, cabos e todo equipamento inservível que pode ser ligado na tomada), de lâmpadas fluorescentes, de paletes, de pilhas, de baterias).


Entulho da construção civil e restos de podas e de supressão de árvores (com troncos e galhos) são de responsabilidade dos moradores, que devem dar destinação correta aos resíduos. Ou entregam eles mesmos no local de recebimento, ou contratam um transporte (carroça, caminhonete ou caminhão) para dar a destinação correta.


Antes de descartar os resíduos nas laterais que dão acesso ao aterro, em lotes vagos ou pontas de ruas (e outras vias públicas), o cidadão pode ligar na Secretaria de Obras e saber o destino correto a ser dado a cada resíduo que ele tenha gerado.


LÂMPADAS DE LED ENTRAM NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE UNAÍ: MAIOR EFICIÊNCIA E DURABILIDADE


Vários pontos da cidade já contam com a nova iluminação. As antigas lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio começaram a ser substituídas por lâmpadas de LED, que clareiam mais (com menor consumo de energia), têm vida útil maior e requerem menos manutenção. Os postes também foram adaptados, receberam braços mais longos, com melhor angulação para melhorar a iluminação de ruas e avenidas.


A troca ocorre, inicialmente, nas ruas mais movimentadas e principais corredores de trânsito da cidade, segundo Durval. "Essa é a prioridade. E fazemos a rua (ou avenida) toda, do início ao fim". A diferença é notável, onde já foram feitas as substituições por lâmpadas de LED.


Foi assim com a avenida Governador Valadares, rua João Mendes Cornélio, rua Francisco Rodrigues, rua Alba Gonzaga, rua São José, rua Santa Luzia, rua Antônio Brochado, avenida Leão Lara, rua Dona Júlia Lara, avenida Campos do Jordão, avenida Santos Dumont, avenida Princesa Isabel, rua Prefeito João Costa, avenida Castelo Branco, rua Aldeia, Avenida Vereador João Narciso, rua Celina Lisboa, rua Djalma Torres, rua Canabrava, rua Calixto Martins de Melo, rua Eli Pinto de Carvalho, rua Canadá, avenida Júlio Ribeiro dos Santos, avenida Frei Estêvão, rua Alfredo Pereira Leitão, rua Martins Leite, e ainda ao redor do Estádio Urbano Adjuto.


Quase R$ 700 mil de recursos municipais (R$ 35 mil de emendas parlamentares) já foram (ou estão sendo) investidos no programa, que em 2022 promete beneficiar outros pontos em diferentes bairros da cidade. Recursos da ordem de mais R$ 3 milhões estão sendo projetados para o investimento.


A intenção da Administração Municipal, segundo Durval, é substituir a iluminação aos poucos (conforme prioridades da via), até conseguir cobrir toda a cidade. A Semoit já está levantando os pontos de substituição que serão feitos no ano que vem, inclusive "pontos cegos" ganharão novos postes já com iluminação de LED.


Já foram levantados "pontos cegos" no Centro da cidade, no bairro Industrial, no Cidade Nova, em área da antiga grota do Taquaril (no Primavera), no Mamoeiro, Santa Clara, Riviera Park, ruas das Olarias em direção ao Park Chácaras Rio Preto. "Onde precisa de postes, vamos colocar. E já será com a nova iluminação, com lâmpadas de LED", informa Durval.


A zona rural também será contemplada com novos postes, que serão instalados em Boa Vista, Garapuava, Ruralminas, Pedras de Marilândia. E há um projeto, já licitado, para iluminar o distrito de Santo Antônio do Boqueirão. Daqui para frente, segundo Durval, toda troca de lâmpada de iluminação pública vai implicar colocação de lâmpadas de LED.


TRAVESSIA URBANA, NA BR-251, SERÁ ILUMINADA


A travessia urbana na BR-251, trecho de 8 km de pista duplicada que liga a saída para Brasília (retorno depois do Colina Club) e a saída para Paracatu (pouco acima do posto Horizonte Mineiro), também será iluminado pela Prefeitura (com recursos próprios), já que o Dnit afirma não ter programa para iluminar o trecho.


De acordo com Durval Mendonça, o projeto da iluminação já está pronto e aprovado pelo Dnit. A Prefeitura prepara a licitação, para selecionar a empresa que fará o serviço. Serão postes especiais fixados em posição central, com focos de luz direcionados para os dois lados da pista.


Depois da travessia, no sentido Paracatu, luminárias laterais (com postes nas margens da pista) se estenderá até local conhecido como "curva dos eucaliptos", passando pelo setor de mansões sul.


MAIS ASFALTO EM 2021: PAVIMENTAÇÃO BASTANTE ADIANTADA EM BAIRROS E DISTRITOS


"A intenção da Administração Municipal é, até o final do mandato (dezembro de 2024), não ter mais nenhuma rua de terra", salienta o secretário Durval, ao lembrar que "não param" as obras de pavimentação de ruas da cidade e dos distritos, entre os quais as ruas do Distrito de Santo Antônio do Boqueirão, cuja obra já foi licitada.


Somente em 2021, foram listadas obras de asfaltamento no bairro Amaral, no Industrial (av. Cabo Verde), no Capim Branco 3 e no Bela Vista, no distrito de Pedras de Marilândia, no bairro Mamoeiro e Santa Clara, no Distrito de Garapuava, no bairro Água Branca 1, em Jataí.


Foram relicitadas obras de asfaltamento de partes dos bairros Kamayurá e Industrial, que a empresa contratada começou a fazer e desistiu. Será feita nova licitação para asfaltar trechos restantes.


Neste ano, importantes recapeamentos também foram feitos na rua Antônio Brochado, em trechos da avenida José Luiz Adjuto e em ruas abaixo da unidade do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo.


PANDEMIA ALTEROU CALENDÁRIO DE RETIRADA DOS CANTEIROS EM PONTAS DE RUAS


"Com relação à retirada dos canteiros (em pontas de ruas), este ano não foi tão produtivo quanto em 2020", afirma Durval Mendonça. Segundo ele, a pandemia de covid atrapalhou bastante, já que o serviço é executado por servidores da própria Semoit. "Tivemos de desviar servidores de uma função para acudir outras e não foi possível contratar", justifica.


Durval assinala que ainda tem muito canteiro para ser retirado, principalmente da rua Presidente Bernardes para baixo, no sentido bairro Cachoeira. "Porém, a parte mais complexa dos canteiros, nós já fizemos", ele destaca. Tudo feito com mão de obra própria da Semoit, porque empresas teriam muita dificuldade em lidar com a população e cobrariam muito caro pelo serviço, em razão de sua complexidade.


"Ao retirar canteiros (de forma manual, e não com máquinas quebrando tudo), temos dificuldades com rede de água, de energia, supressão de árvores, desnível de ruas em relação a garagens e entradas de residências. Empresa não aceita tanta restrição. A Prefeitura é mais sensível aos problemas dos moradores, escuta, tem mais paciência. A complexidade para mexer com a remoção de canteiros é grande, empresa não quer enfrentar, ou então só com muito dinheiro envolvido", explica Durval, ao justificar parte da demora.


A expectativa para retomar mais rapidamente o serviço é contratar pessoal dentro da própria cidade, que trabalhará sob supervisão da Secretaria de Obras, e não contratar empresa especializada. "Queremos intensificar o serviço já no início do ano que vem. Se for o caso, a Prefeitura deve contratar uma equipe específica só para este trabalho".


DUPLICAÇÃO DA MG-188: OBRAS SUSPENSAS DEVIDO ÀS CHUVAS


A Prefeitura iniciou a obra de limpeza e preparo de terreno de parte da MG-188 (nas cercanias do trevo da Algonor), mas teve de suspender temporariamente o serviço, em razão das chuvas, mais intensas do que o esperado, segundo Durval. "Não houve perda e nem dano para o serviço que já foi começado", ele avalia.


Com o fim do período chuvoso, será retomado o serviço que vai permitir a duplicação de 8km de trecho da MG-188, da ponte sobre o rio Preto até o bairro Santa Clara. O projeto prevê a construção de mais uma pista de rolagem de veículos, ciclovia e pista para pedestres.
E todo o trecho será iluminado. Projeto de iluminação ainda não está pronto.


PROJETO QUASE PRONTO DE  RECUPERAÇÃO E ALARGAMENTO DA PONTE ABDON SALGADO


Quase pronto o projeto de alargamento em 8 metros da ponte, na margem esquerda, saindo em direção ao Mamoeiro. O secretário de Obras afirma que busca uma empresa especializada em sondagem. Além de construir uma nova ponte ao lado, alargando a antiga, esta passará por uma reforma estrutural.


ANEL VIÁRIO TAMBÉM ENTRA NO RADAR: PRÉ-PROJETO ESTÁ PRONTO


O objetivo central do projeto do anel viário é retirar o trânsito de carretas e caminhões pesados do trecho da avenida Governador Valadares, entre a ponte Abdon Salgado e a praça da Matriz.


Antes, porém, é preciso aprovação do projeto. Depois, construir uma nova ponte sobre o rio Preto e "abrir" a via que ligará a MG-188 (perto do trevo da Algonor) à BR-251 (perto do ribeirão Areia).


Além de mais sossego para moradores do trecho e para quem precisa passar por lá (entre a ponte e a praça da Matriz), a ligação direta resultará em mais conforto para os condutores, especialmente carreteiros e caminhoneiros, que podem seguir viagem sem precisar passar por "dentro de Unaí".


CONSTRUÇÃO DE VIA DE ACESSO AO RIVIERA PARK


A construção da travessia urbana pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) dificultou o acesso dos moradores aos bairros Riviera Park e Vale do Amanhecer (sentido Centro-bairros), que precisam fazer o retorno depois do Colina Club (dando uma volta grande), para entrar nos bairros.


A solução encontrada pela Prefeitura e autorizada pelo Dnit foi o município construir uma via "paralela" de mão dupla, que ligará a rotatória da entrada da cidade (Brasília-Unaí) ao Riviera Park, passando sobre uma nova ponte que será construída sobre o ribeirão Santa Rita. Então, serão construídas pela PMU a pista paralela e a ponte.


"A construção da ponte já entrou em processo licitatório", revela Durval. Segundo ele, o projeto foi encaminhado ao Dnit e está praticamente aprovado.


Outro gargalo da obra da travessia (obra federal) é a falta de acessos à pista central de quem trafega pelas vias marginais, onde há um acúmulo de veículos, enquanto a pista central segue vazia. O secretário afirma que isso também já é do conhecimento da diretoria do Dnit, que prometeu resolver.


AEROPORTO QUASE PRONTO PARA RECEBER HOMOLOGAÇÃO DA ANAC


A Prefeitura cercou a pista do aeroporto com tela de alambrado com mais de 2 metros de altura, para evitar que pessoas e, principalmente, animais invadam a pista. Esta também será devidamente sinalizada e pintada, em conformidade com as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil.


O município tem cumprido todas as exigências determinadas pela Anac, porque busca a homologação do órgão para pousos e decolagens no local. "Tá quase liberado", garante Durval, que tem atribuição de gestor do aeroporto no âmbito do município.


REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS


A Secretaria de Obras também vem trabalhando (junto com órgãos governamentais do município e segmentos organizados da sociedade) na revisão do Plano Diretor, lei municipal instituída em 2003, que disciplina o desenvolvimento em todas as áreas municipais e precisa ser revisada a cada dez anos.


Trabalha ainda na atualização do Código Municipal de Posturas e do Código Municipal de Obras, leis instituídas no início da década de 1990.


E ainda na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, que prevê o deslocamento de pessoas e cargas na cidade, com vistas a um trânsito mais eficiente e sustentável.

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