Sarampo e Poliomielite: 1.600 crianças ainda precisam ser vacinadas até 31 de agosto

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

O dia "D" da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, no último sábado (18/8), não rendeu o esperado. Mesmo com todos os PSFs abertos durante todo o dia, somente para a vacinação, menos de 300 crianças foram atendidas. A menos de 10 dias do fim da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde ainda espera imunizar mais de 1.600 crianças de 1 a 4 anos de idade das cerca de 4.400 nessa faixa etária.

 

Incluindo o dia "D", Unaí vacinou 62% do público-alvo nas duas primeiras semanas de agosto. A meta do Ministério da Saúde é atingir 95% de imunização até o final da campanha, no próximo dia 31.

 

A vacina é a única forma de proteger as crianças de doenças que foram erradicadas do Brasil, mas que estão sendo reintroduzidas. A baixa cobertura vacinal observada nos últimos anos está sendo atribuída por autoridades sanitárias à negligência ou à ignorância de país, mães e responsáveis legais.

 

Um surto de sarampo já atingiu estados do norte do Brasil e casos estão investigados em vários outros estados. Em Minas e Goiás, não houve nenhum caso confirmado, mas alguns estão sob investigação das autoridades sanitárias.

 

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e, quando agravado, pode matar. E a poliomielite causa graves problemas neuromotores. Os maiores atingidos são exatamente crianças na faixa de 1 a 4 anos de idade.

 saramp 0001




top