Prefeitura e Regional de Saúde elaboram plano de ação para combater focos de dengue

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Desde que foi divulgado o resultado do Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) no início desta semana, que apontou números altos de infestação larvária em todos os bairros de Unaí, a Prefeitura e a Gerência Regional de Saúde (GRS) realizaram reuniões preparatórias para a elaboração de um plano de ações que serão desencadeadas a partir de terça-feira, 28 de janeiro. Esse lapso de tempo é necessário para traçar o cronograma de trabalho e mobilizar as equipes que vão atuar. O objetivo central é eliminar os criadouros do município e evitar um novo surto, ou mesmo uma nova epidemia de dengue na cidade.

 

O plano de ação está sendo elaborado, e a Secretaria Municipal de Saúde apresentará um cronograma de trabalho nesta sexta (24/1). A cidade será dividida em seis extratos, cada qual atendido por um grupo de trabalho composto por um ou dois coordenadores, por agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. A Polícia Militar será convidada a participar desse esforço concentrado que será realizado em toda a cidade.

 

Os grupos percorrerão os imóveis, orientando moradores e auxiliando na eliminação dos recipientes que podem acumular água parada, potenciais criadouros do mosquito. Onde houver necessidade, os agentes de combate a endemias utilizarão o larvicida.

 

A última, e definitiva, reunião ocorreu na sede da GRS em Unaí, na tarde desta quinta (23/1). Pelo município, participaram a secretária de Saúde, Denise de Oliveira; a coordenadora de Epidemiologia, Adriane Araújo; a coordenadora de Atenção Básica, Sonária Faria; a educadora em saúde Marizete dos Santos; o supervisor de endemias, Daniel Caetano dos Santos; e o assessor da Procuradoria-Geral da PMU, Rogenaldo Elias.

 

reun1 0001


reun1 0002




top