Todos os PSFs estão funcionando, exclusivamente, para atendimento de pessoas com sintomas gripais

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

A medida entrou em vigor na última sexta-feira (5/3) e visa descentralizar os cerca de 200 atendimentos diários feitos na Central Covid, em funcionamento no Caic. Agora, a pessoa com sintoma gripal (nariz entupido e escorrendo, dor de garganta, febre alta, tosse, dor de cabeça, cansaço excessivo, dores pelo corpo, falta de ar, falta de paladar ou de olfato, desconforto abdominal – com ou sem diarreia) já pode procurar o PSF mais próximo de sua casa, para atendimento exclusivo desses casos. A Central Covid continua funcionando normalmente.

 

A principal orientação é garantir o atendimento de todos que procuram um PSF e desafogar a Central Covid. Procurando a unidade mais próxima de casa, com exclusividade no atendimento dos sintomas gripais, o paciente evita deslocamentos desnecessários e uma possível transmissão do vírus ou contaminação pelo vírus.


Outro motivo da mudança é atribuído à falta de médicos, situação que ocorre em todo o país, e à exaustão das equipes de trabalhadores da saúde que combatem o vírus na linha de frente. "Eles não aguentam mais. Foi o caos na saúde que eu disse lá atrás", afirma a secretária Denise de Oliveira (Saúde).

 

Quem precisar de um PSF para cuidar de uma infecção urinária, uma dor nos rins ou precisar de um atendimento básico, que deve fazer? Se não puder esperar, o que é recomendável neste momento, a unidade de referência para esses casos passa a ser a extensão da Policlínica, que funciona na rua da Serra, no bairro Santa Luzia (próximo à antiga tecelagem).

 

TEM SINTOMA GRIPAL?

 

Procure o PSF mais próximo de casa ou a Central Covid o mais rapidamente possível. Fazer isso o quanto antes pode significar o diferencial entre o controle dos sintomas leves e a piora do quadro de saúde.

 

No caso de Unaí, ao procurar o serviço médico e com o quadro clínico avaliado, o paciente já pode sair da unidade com o kit de medicamentos, que é usado para fazer frente aos primeiros sintomas, com controle ambulatorial dos casos leves.

 

Para os profissionais envolvidos, o kit Covid (composto por azitromicina, annita, dexametasona e, em alguns casos conforme avaliação médica, cloroquina) consegue reduzir as taxas de internação. Mas os medicamentos precisam ser ministrados no início da manifestação dos sintomas.

 

Ocorre, ultimamente, segundo avaliação de fontes da Saúde, que as pessoas estão deixando para procurar o serviço médico após o 10º dia de manifestação de um ou mais sintomas, quando ocorre a piora do quadro clínico.

 

Ao invés de iniciar o "tratamento precoce" aos primeiros sinais de sintoma gripal, o paciente (que demorou procurar o serviço médico) vai direto para a internação hospitalar, em virtude do agravamento do quadro viral infeccioso.

 

Por isso, a necessidade de procurar o serviço médico o mais rapidamente possível, tão logo se manifeste o primeiro, ou os primeiros sintomas.

 

polii 0001

 




top