Vacimóvel atendeu mais de 400 pessoas em uma semana

logo pmu only

Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner





Pin It

O veículo da Prefeitura equipado para levar vacina até o público-alvo, na cidade ou na área rural, já está mostrando resultados satisfatórios. Foram mais de 4 centenas de pessoas vacinadas contra a influenza (gripe), na semana de 7 a 11 de abril, quando ele esteve estacionado na Praça JK (da Prefeitura) e nos dois dias em que se deslocou até distritos rurais: em Garapuava (14/4) e Ruralminas (15/4), locais onde a Saúde Municipal promoveu pré-conferências de Saúde.

De acordo com a coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o veículo permitiu à gestão adotar um horário alternativo na oferta de vacinas na Praça da Prefeitura. Enquanto os postos de vacinação nos PSFs funcionam durante o dia, até as 16h ou 16h30, a equipe do vacimóvel adotou o horário de funcionamento entre16h e 21h, para beneficiar quem só pode ser atendido mais tarde.

O veículo também está permitindo levar antecipadamente as vacinas contra a gripe para a área rural, onde normalmente a campanha chega cerca de 20 dias depois. Imunizados na data correta, o público mais vulnerável entra no período do “inverno” com uma proteção mais efetiva.

Nos próximos dias, ainda aproveitando a realização das pré-conferências na área rural, o vacimóvel estará em distritos e povoados: dia 22, no Boqueirãozinho (igreja da comunidade); dia 23, na Colônia Brasolândia (Associação Comunitária Cristo Rei); dia 24, em Boa Vista (Escola Euclides da Cunha); dia 28, em Palmeirinha (seda da associação); e dia 29, no Boqueirão (no salão do Venerando).

Na área rural (principalmente, nos locais com menos assistência), além da vacinação contra a influenza, os técnicos de saúde transportados pelo vacimóvel oferecem outros imunizantes que constam do calendário nacional, a fim de atualizar a carteira de vacinação dos moradores locais.

 

PÚBLICO PRIORITÁRIO

O público-alvo da campanha nacional de vacinação contra a gripe são os idosos (60+), crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias), trabalhadores do sistema prisional, policiais, corpo de bombeiros, pessoas em privação de liberdade (inclusive os de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas), servidores da Saúde, funcionários dos Correios, pessoas com comorbidades (doenças crônicas nos pulmões, rins, coração, fígado ou nervos; diabetes. Imunosupressão; e obesidade grave).

As Unidades Básicas de Saúde possuem doses suficientes para vacinar o público prioritário cotnra a gripe e, caso sobre vacinas, estender o imunizante à população geral.

 

O vírus influenza ataca o trato respiratório superior e inferior, como cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões. As infecções leves geralmente afetam apenas o trato superior, enquanto as mais graves incluem inflamação da parte inferior e podem levar à pneumonia e outras doenças que, em alguns casos, evoluem para a morte do infectado. A vacina dá uma proteção maior contra o ataque do vírus ao organismo humano. 

 

 vacimovell 01

vacimovell 02

vacimovell 03

vacimovell 04

 




top